Já aqui lhe dissemos que o novo Land Rover Discovery não só é um
todo-o-terreno "da verdade" como é uma proposta muito versátil, como de resto este modelo sempre foi. Mas se esta polivalência já fez com que marca de Whitley transformasse este modelo numa cozinha ambulante para o
chef Jamie Oliver, agora chegou a altura de transformar o Discovery num modelo… comercial!
Denominado Land Rover Discovery Commercial, esta proposta é inteiramente focada numa utilização mais profissional e abdicou dos assentos traseiros para criar uma zona de carga com 1856 litros de capacidade.
"O Discovery Commercial sempre foi uma parte importante da gama. Com a chegada da última versão alcançámos um novo nível de versatilidade e de níveis de conforto. ADN de trabalho…", afirmou Jeremy Hicks, director geral da Jaguar-Land Rover.
Por forma não há nenhuma diferença face ao Land Rover Discovery convencional, sendo que as únicas alterações ocorreram no habitáculo. Tal como referimos acima, os bancos traseiros foram retirados para que fosse criado um enorme espaço de carga com 1,635 metros de comprimento, 93,9 centímetros de altura e 1,411 metros de largura, dando origem a um espaço de carga com 1856 litros.
Land Rover Discovery ganhou versão comercial!
Este número pode parecer pouco impressionante à primeira vista, já que o Discovery "normal" com os bancos traseiros rebatidos consegue um volume de carga de 2500 litros! Não, não nos enganámos, esta variante de trabalho tem menos 644 litros de capacidade de carga que a variante "convencional" do Discovery. O principal motivo para isto ter acontecido é o facto da Land Rover ter instalado uma rede para separar a zona dianteira da zona de carga.
Outra das diferenças está na traseira, já que a fabricante britânica instalou uma nova porta traseira eléctrica que facilita o acesso à bagageira bem como a forma como se carrega e descarregam volumes. Contudo, na zona dianteira do habitáculo, tudo se mantém tal qual nos restantes Discovery.
No que a motorizações diz respeito, este Land Rover Discovery Commercial vai contar com duas propostas diesel. Por um lado temos um bloco 2.0 SD4 com 241 cv. Por outro temos um motor 3.0 litros TD6 com 258 cv. Em ambos os casos os motores estão acoplados a uma caixa automática de oito velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas para garantir tracção integral.
As primeiras entregas do Land Rover Discovery Commercial arrancam no segundo semestre de 2018. Mas se a sua presença no mercado europeu já está mais do que confirmada, ainda não sabemos se esta versão chegará ao nosso país.