A Kia confirmou esta quarta-feira que o seu novo crossover se vai chamar Stonic e mostrou os primeiros esboços de um modelo que tem lançamento marcado para o segundo semestre deste ano.
O nome "Stonic" combina as palavras "Speedy" e "Tonic", com a primeira a fazer referência à velocidade e a segunda à primeira e última nota de uma escala musical.
A Kia garante que o Stonic será um veículo ágil e que promete trazer algo de novo para o segmento dos SUV compactos, sendo que a linha e as barras do tejadilho nos remetem para um modelo de carácter desportivo.
C
om uma carroçaria que combina linhas horizontais destacadas com superfícies ligeiramente esculpidas, este Stonic impressiona pelo "ar musculado", muito por culpa das cavas das rodas salientes e das enormes jantes. Ainda assim, e tal como acontece com todos estes esboços, grande parte destes detalhes mais "dramáticos" não passará para o modelo de produção.
Dentro do habitáculo é possível perceber que os responsáveis pelo design da marca sul coreana se preocuparam em reproduzir o desenho do exterior, mantendo assim as superfícies suaves e as linhas rectas.
A tecnologia tem um papel fundamental nesta proposta, já que o ecrã táctil assume uma posição de destaque no habitáculo, combinando o acesso ao smartphone com algumas das funcionalidades do próprio automóvel. Ainda assim, a Kia prefere destacar as "proporções inteligentes" que permitem maximizar o espaço para todos os ocupantes e o facto de permitir um elevado número de personalizações (no interior e no exterior).
Este Stonic pode ser visto como uma espécie de "irmão" do
Hyundai Kona (Kauai, em Portugal), pelo que é possível antever que na Europa as motorizações disponíveis deverão passar por um bloco de 1.4 litros a gasolina e um 1.6 diesel.