Pesquisa
Novos Modelos

Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'

16.17h
 
Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'
Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'
Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'

Depois da estreia na América do Norte o ano passado, é a vez da Europa acolher aquele que poderá ser o sucessor do Kia Ceed em modo puramente a combustão, sem esquecer as motorizações hibridizadas.

Kia K4 vai suceder ao Ceed em forma de 'shooting brake'

Baptizado com um "brusco" K4, este "primo" do EV4 assume-se como um hatchback de linhas elegantes e tamanho generoso, mesmo se ao primeiro olhar parece antes uma shooting brake mais compacta. 

A irmandade com aquele 100% eléctrico confirma-se ainda nos quase equivalentes 4,44 metros de comprimento por 1,85 de largura.

Não foi avançada a distância a separar os dois eixos mas facilmente deverá ultrapassa os 2,70 metros. 

Nos passos do "eléctrico" 

A ligação à gama EV da insígnia sul-coreana percebe-se numa frente decorada com ópticas LED geométricas com uma assinatura luminosa inspirada na do EV9. 

O logótipo da marca assenta num capô ligeiramente mergulhante sobre a grelha em preto, a dar corpo a um pára-choques dinâmico com a sua grande entrada de ar na parte inferior. 

A visão lateral é realçada pela linha do tejadilho ligeiramente inclinada a terminar numa conseguida asa traseira com duas saliências, e nas superfícies extremamente lisas da carroçaria. 

A postura atlética é reforçada pelos arcos da roda laqueados a preto e pelas jantes em liga leve de 17 ou 18 polegadas, conforme o acabamento em causa.

A distinguir a traseira está uma faixa luminosa a ligar os farolins LED afilados em C, a estenderem-se ao guarda-lamas e ao pára-choques, com o difusor negro a dar músculo ao conjunto.

Interior mais convencional

O habitáculo do K4 segue as premissas das mais recentes propostas da Kia num tom mais consensual do que original face ao desenho exterior. 

O posto de condução dominado pelo painel de 29,9 polegadas agrupa a instrumentação e o infoentretenimento, enquanto ao meio está um pequeno visor para controlar o ar condicionado ou o aquecimento.

O sistema operacional "retirado" do EV9, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, comporta um assistente vocal com inteligência artificial para dar informações do veículo ou controlar funções como a navegação ou a climatização. 

A ergonomia não foi ignorada, com as duas fileiras de botões físicos abaixo do ecrã multimédia e com um verdadeiro manípulo na consola central para seleccionar as marchas.

O espaço para quem viaja à frente ou atrás é suficiente para esticar as pernas, sem que os 438 litros de capacidade do porta-bagagens sejam sacrificados. 

Electrificado em micro híbrido

A compor a gama do Kia K4 estão cinco soluções motrizes, embora se desconheçam as que irão chegar ao nosso país, com a entrada na gama a fazer-se com o 1.0 T-GDi de 115 cv alinhado com uma caixa manual de seis velocidades.

A motorização micro híbrida com o mesmo bloco a gasolina poderá ser emparelhado com a mesma transmissão ou uma automática de dupla embraiagem com sete velocidades, que também serve o 1.6 T-GDi de 150 ou de 180 cv. 

O topo de gama será assumido pela variante 100% híbrida mas essa proposta apenas chegará numa fase posterior no próximo ano. 

Não há grande novidade nos sistemas de segurança e assistência ao condutor neste hatchback, já que partilha as mesmas soluções encontradas em muitas das alternativas da Kia. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.