A Jeep apresentou a segunda geração do Compass no Salão de Los Angeles e mostrou a versão europeia no último Salão de Genebra. O novo Jeep chega ao mercado europeu no próximo Outono, mas em Portugal está a decorrer o processo de passagem de testemunho da representação da marca.
O Grupo Bergé ainda é o importador, mas não diz nada sobre o tema. O Grupo Fiat-Chrysler é o futuro importador e não fala sobre o assunto, mas uma coisa é certa: o Compass estará disponível em Portugal no Outono.
Jeep Compass chega a Portugal no Outono
Com 4,39 metros de comprimento, é um modelo importante, tanto mais que se posiciona no coração do mercado dos SUV, onde pontua o
Nissan Qashqai e surgem propostas com o peso do
Peugeot 3008 ou do Hyundai Tucson.
É um modelo totalmente novo, que se posiciona na gama Jeep entre o Renegade e o Cherokee. É produzido para satisfazer as exigências de um mercado global, mas na Europa a proposta de motorizações não foge muito à que está disponível nos Renegade: dois blocos 1.4 Multiair a gasolina com 140 ou 170 cv e três diesel Multijet diesel – 1.6 de 120 cv e 2.0 de 140 ou 170 cv. Os motores de menor potência estão associados a uma caixa manual de seis velocidades e os mais poderosos a uma caixa automática de nove velocidades. No 2.0 Multijet de 140 cv cabe ao condutor optar pela solução que mais lhe agradar.
Elegante numa forma assumidamente Jeep, o Compass pode ter tracção dianteira ou 4x4 Active Drive e Active Drive Low, apenas associado às versões com caixa automática. Todas as versões 4x4 estão equipadas com o sistema "Select Terrain", que modifica o desempenho da tracção de acordo com o tipo de piso: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock, nas versões mais equipadas.
Como qualquer Jeep, o Compass também conta com uma proposta Trailhawk, destinada a uma utilização mais radical fora de estrada. As diferenças passam por uma maior altura ao solo, protecções na zona inferior do chassis, pneus específicos (M+S) e pára-choques com um desenho capaz de aumentar os ângulos de ataque e saída.
Esta é a proposta do Jeep Compass para o mercado europeu. Resta esperar pelo final do Verão para saber que modelos serão comercializados no nosso país e, mais importante do que isso, quanto é que vão custar....