A Hyundai revelou no
Salão Automóvel de Paris o concept chamado RN30, que tem por base o
novo Hyundai i30 e antecipa aquele que será a primeira criação da
"N", a divisão de "performance" da marca sul-coreana.
Juntamente com o
i20 WRC, que irá alinhar no próximo Mundial de ralis, este RN30 foi dos automóveis que mais "flashes" captou no stand da marca coreana em Paris. E para isso muito contribui o design agressivo e os enormes apoios aerodinâmicos, que lhe conferem um "look" de competição. E este carácter de "corrida" também chegou ao interior, que conta com uma "gaiola" de protecção e um guiador e bancos de competição. Contudo, esta interpretação "radical" não vai chegar ao modelo de produção, que terá de ser "ajustado" para uma utilização em estrada, já para não falar das várias câmaras "DJI Osmo" montadas no habitáculo, para que possa registar as melhores voltas em pista.
Mas porque este "look" precisa de ser acompanhado pelo motor certo, este RN30 é "alimentado" por um bloco 2.0 litros turbo, de quatro cilindros, que debita 375 cv de potência e 451 Nm de binário máximo, sendo que a potência é "enviada" para as quatro rodas motrizes através de uma transmissão de competição de dupla embraiagem.
Um sistema de escape especial bem como um diferencial de deslizamento limitado ajudam a melhorar a prestação em pista, mas um dos grandes trunfos deste RN30 é o peso, que graças à utilização de materiais bastante leves e do facto dos bancos estarem numa posição mais recuada, permitiram manter a distribuição do peso bastante equilibrada.
Comparado com o Hyundai i30 de produção, este RN30 é 30 mm mais largo e 84 mm mais baixo, mas são as cavas das rodas mais largas, o difusor traseiro e os vários apoios aerodinâmicos que lhe garantem este "look" extremo e o "distanciam" do carro de produção.
O Hyundai i30N será lançado no próximo ano e terá este RN30 como ponto de partida. Contudo, é de esperar que a versão final de produção seja bastante diferente que o concept mostrado em Paris, até pelas
imagens camufladas que já foram reveladas.
Mas uma coisa é certa, se o i30N for fiel a um dos objectivos anunciados por
Albert Biermann - antigo director da divisão "M", da BMW, e actual responsável pelo desenvolvimento de veículos de alta performance da Hyundai -, que afirmou que:
"o termo performance deve significar antes de mais prazer de condução", então este i30N vai deixar muitos condutores de sorriso na cara.