Pesquisa
Novos Modelos

Hyundai reforça aposta no hidrogénio com novo e atraente SUV

10:42 - 05-01-2018
  35
Hyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUV
Hyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUVHyundai reforça aposta no hidrogénio com um novo e atraente SUV

A Hyundai arranca o ano "a 300 à hora", assumindo já o CES de Las Vegas, supostamente a maior feira de electrónica do Mundo, como um salão automóvel. Será aí que, já na próxima semana, mostrará o seu novo modelo a hidrogénio, além da nova tecnologia que está a desenvolver para condução autónoma.

A marca sul-coreana tem continuado a apostar na tecnologia da pilha de combustível ("fuel cell"), com o seu modelo ix35 e apresta-se agora para apresentar um novo SUV a hidrogénio. As primeiras imagens são já conhecidas e só ficou o nome por revelar durante o "show" de Las Vegas, sendo por agora apenas referido como Hyundai FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle).

Resumidamente, para quem está menos a par, os automóveis "fuel cell" são carros com motores eléctricos, mas com a capacidade de gerarem eles próprios a energia eléctrica de que necessitam. Isso é feito pela reacção entre o hidrogénio armazenado em depósitos especiais no carro e o oxigénio existente na atmosfera, num processo inverso ao da electrólise da água: neste, aplicando-se uma corrente eléctrica, consegue dividir-se a molécula de água em oxigénio e hidrogénio; nas pilhas de combustível, o hidrogénio reage com o oxigénio, originando uma corrente eléctrica e vapor de água que é a única coisa que sai dos escapes.

O novo SUV "fuel cell" da Hyundai tem um visual bastante cativante e dinâmico e, segundo se sabe, terá melhorado a eficiência do sistema para os 60%, quando o do ix35 Fuel Cell se ficava pelos 51%. Desta forma, calcula-se que a autonomia deste novo modelo ultrapasse ligeiramente os 800 km. O problema continua a ser a falta de infraestruturas públicas de abastecimento de hidrogénio mas, perante a aposta da Hyundai – juntamente com a Toyota, as mais activas neste domínio –, o governo sul-coreano já anunciou a instalação de 100 postos até 2020.

No carro que irá apresentar no CES, a Hyundai também deverá mostrar os últimos avanços feitos a nível da condução autónoma, embora depois não os possa colocar nos carros que irá vender, por limitações legais… Por fim, deverá também exibir aquilo que designa por Intelligent Personal Agent, um conceito para o habitáculo que recorre à inteligência artificial e que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dez anos. Para já, melhorou muito a capacidade de escutar os comandos por voz, podendo até desempenhar diversas tarefas ditas numa única frase. Mas o sistema prevê a capacidade de antecipar as necessidades do condutor e adaptar a informação e o estado do automóvel em conformidade!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.