Desde que a Hyundai mostrou uma imagem do seu "robot" gigante na semana passada que este era um dos anúncios mais esperados da edição deste ano do CES, em Las Vegas. Agora que foi revelado, podemos dizer que não desiludiu!
Denominado Hyundai Elevate, este protótipo é descrito como um Ultimate Mobility Vehicle (UMV) e é um veículo de resgate capaz de responder a chamadas nos terrenos e nas condições mais difíceis que possa imaginar.
As "pernas" robóticas dão-lhe um "look" radical e permitem que os seus passageiros passem por cima de tudo. De acordo com a marca sul-coreana, este "robot" com rodas foi desenhado para chegar a áreas afectadas por desastres naturais antes de qualquer outro meio, permitindo assim salvar o máximo de vidas possível.
As primeiras 72 horas após um desastre natural são as mais críticas, pelo que esta habilidade do Elevate em chegar a áreas afectadas por incêndios, terramotos, furacões ou inundações fazem dele uma "ferramenta" fundamental para qualquer equipa de resgate.
"Quando há um tsunami ou um terramoto, os veículos de resgate actuais só conseguem responder até à linha do perímetro de destroços. Eles têm de ir o resto do trajecto a caminhar. O Elevate pode conduzir até ao local exacto e passar por cima dos destroços", explicou John Suh, vice-presidente da Hyundai e responsável pelo "Hyundai Cradle".
No papel, o Elevate é um dos veículos todo-o-terreno mais impressionantes que já vimos. É capaz de trepar uma parede de 1.52 metros e de ultrapassar um fosso com o mesmo tamanho. Com as pernas robóticas totalmente esticadas é capaz de alcançar uma largura de 4.57 metros, tudo isto enquanto mantém a cabine (e os ocupantes) nivelada.
O Elevate foi pensado para ser um veículo de emergência em situações extremas, mas pode ser muito mais do que isso. De acordo com John Suh este protótipo também pode ajudar pessoas com deficiência a sair de suas casas e a andar por ambientes urbanos.
"Pessoas que vivem com deficiências e que não tenham acesso a uma rampa podem chamar um Hyundai Elevate autónomo que pode ir até à porta da frente das suas casas, nivelar-se e permitir que a sua cadeira de rodas entre [na cabine] – as possibilidades são ilimitadas", afirmou o vice-presidente da Hyundai.
A estrutura do Hyundai Elevate garante-lhe uma enorme liberdade de movimentos e permite-lhe "andar" sobre terrenos íngremes e em qualquer direcção, mas este protótipo também pode assumir uma configuração mais convencional. Quando necessário, as pernas robóticas são recolhidas e o Elevate vira um automóvel (quase) normal. Neste modo, a capacidade da bateria é optimizada e a velocidade máxima sobe.