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O Hongqi H9 é o modelo mais luxuoso, e também mais caro, que a chinesa FAW – First Automobile Works lança no mercado automóvel.
E a sua ambição é imensa: bater o Mercedes Classe E, o Audi A8 e o BMW Série 7 no terreno das berlinas ‘premium’.
Talvez por isso o Hongqi H9 revele, em termos estéticos, uma mistura de estilos que se podem encontrar no Maybach (atente-se na pintura em dois tons) ou no Rolls-Royce.
Com 5.200 mm de comprimento e uma distância entre eixos a rondar os 3.000 mm, destaca-se a grelha frontal cromada de grande dimensão, rematada por um grupo óptico LED Matrix afilado.
No centro do capô até ao centro da grelha, está uma fina linha encarnada que representa o logótipo da marca (bandeira vermelha), reforçando a sua ligação ao país de origem.
A suportar a carroçaria está um jogo de jantes raiadas de liga leve de 20 polegadas.
Dentro do habitáculo, salta a vista a mistura de materiais em pele, madeira e cromados nos revestimentos, e os dois ecrãs digitais para o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento.
Em opção, pode ainda dispor de um painel digital táctil para o "pendura" e uma configuração especial para quatro pessoas, com visores individuais para os passageiros dos bancos traseiros, e um tejadilho panorâmico de vidro.
Em termos tecnológicos, é proposto com um sistema de condução semi-autonóma de nível 2.5, correspondente a um avançado controlo adaptativo de velocidade com função de manutenção de faixa.
No que a motores diz respeito, o Hongqi H9 dispõe de duas motorizações, sendo a mais "fraca" o propulsor turbo de 2.0 litros de quatro cilindros, com 256 cv de potência e 380 Nm de binário máximos.
O segundo é um bloco V6 super comprimido de 3.0 litros, com 276 cv e 400 Nm passados às rodas traseiras através de uma transmissão automática de seis relações.
Em termos de desempenho, este motor permite acelerar dos 0 aos 100 km/hora em menos de oito segundos.
O Hongqi H9 chega ao mercado chinês já este Verão, mas ainda sem preços definidos, sendo o ponta de lança de uma nova filosofia estética da FAW.
Esse objectivo está patente na contratação, há dois anos, de Giles Taylor, antigo estilista da Rolls-Royce.
Contudo, pouco terá sido o seu trabalho neste modelo, já que ele começou a ser desenvolvido no início de 2017, quando por Ding Yangfeng liderava a divisão de ‘design’ do construtor chinês.