A Honda acaba de mostrar as primeiras imagens do concept híbrido que vai apresentar ao mundo no Salão Automóvel de Frankfurt. Denominado CR-V Hybrid Prototype, este concept antevê a estreia de um SUV com motorização eléctrica da marca nipónica e mostra a linguagem de estilo que a Honda quer adoptar para a gama CR-V.
Mais largo, mais alto e mais comprido que a versão anterior, o concept híbrido do novo Honda CR-V não só conta com um "look" exterior renovado como tem uma presença mais forte, fruto dos arcos das rodas mais largos.
O capot e a secção traseira contam com contornos mais marcados, os pilares A estão mais finos (aumentam a sensação de maior volume do automóvel) e os grupos ópticos contam têm por base a nova assinatura luminosa da Honda. O "look" exterior fica completo com as jantes de enormes dimensões que acrescentam agressividade a uma proposta que mantém uma silhueta familiar.
No que a motorizações diz respeito, este protótipo conta com o sistema de dois motores i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) que combina um motor de quatro cilindros a gasolina 2.0 i-VTEC com um propulsor eléctrico, sem esquecer um motor de geração de energia eléctrico separado. Este sistema não precisa de uma transmissão convencional, pelo que conta com uma única relação de transmissão fixa que permite uma suave transferência de binário no sistema.
Este sistema i-MMD decide a forma mais eficiente de utilizar o combustível e a energia eléctrica, pelo que o condutor não precisa de escolher entre os três modos de condução disponíveis: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive.
No modo EV Drive o motor de propulsão utiliza potência exclusivamente das baterias, garantindo uma condução sem emissões. Por seu turno, no modo Hybrid Drive o motor a gasolina alimenta o motor de gerador eléctrico, que depois fornece energia ao propulsor eléctrico, sendo que o excesso de energia do motor a gasolina é utilizado para recarregar as baterias. Por fim, no modo Engine Drive é o motor a gasolina que entra em acção, com o motor eléctrico a ser usado para garantir picos de potência.
Os modos Hybrid Drive e EV Drive são optimizados para uma utilização urbana. Já o modo Engine Drive só é seleccionado para dar resposta a acelerações rápidas e para uma condução confortável e eficiente em auto-estrada.
A versão de produção só vai chegar ao mercado europeu no início do próximo ano, sendo que além desta motorização híbrida vai contar ainda com um motor a gasolina 1.5 VTEC Turbo que pode ser acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão de variação contínua CVT.