Depois de ter sido apresentado na última edição do Salão Automóvel de Genebra, o no vo Honda Civic Type R vai "viajar" agora até ao outro lado do Atlântico para marcar presença no certame de Nova Iorque. Recorde-se que esta será a primeira vez que o desportivo da Honda estará disponível para venda nas terras do "tio Sam".
Com chegada ao mercado nacional prevista para o final deste Verão, a Honda publicou um novo vídeo (ver abaixo) para nos abrir o apetite para aquele que será o Civic Type R mais potente de sempre.
Honda Civic Type R mais potente de sempre chega no Verão
Produzido na fábrica da Honda em Swindon, Reino Unido, foi desenvolvido com base no novo Civic de cinco portas e vai contar com um bloco de 2.0 litros VTEC TURBO que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, sendo que este motor estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.
Com apenas mais 10 cv do que a geração anterior, não podemos afirmar que tenha sido uma evolução radical. Contudo, a marca nipónica garante que trabalhou no desenvolvimento de outras "áreas" para garantir um melhor comportamento dinâmico. Falamos sobretudo da suspensão, com nova geometria para reduzir movimentos bruscos na dianteira e braços mais rígidos na traseira, e da carroçaria, que foi alvo de uma enorme revisão de forma a ficar 38 por cento mais rígida do que a do seu antecessor.
À disposição do condutor estão três programas de condução diferentes: Comfort, Sport e +R (utilização em pista). Cada um destes modos alteram a dureza da suspensão, a dureza da direcção e a resposta do acelerador.
No que ao "look" exterior diz respeito, este novo Cicic Type R conta com muitos apontamentos aerodinâmicos que lhe valem um visual bastante agressivo, com destaque para a enorme asa traseira, para o enorme difusor posterior para melhorar o fluxo do ar e o lábio montado no pára-choques dianteiro.
Por tudo isto, é seguro afirmar que este Civic Type R reúne o que é necessário para carregar este nome (Type R) de enorme tradição. E enquanto ele não chega, veja o vídeo e ouça a surpresa que a Honda nos preparou no final…