O novo Honda Civic, já disponível no nosso país, só vai receber uma motorização diesel em Março de 2018. O motor escolhido é o 1.6 litros i-DTEC que já conhecemos da geração anterior, mas a marca japonesa garante que esta versão foi amplamente revista e melhorada para oferecer uma excelente combinação entre performance e eficiência.
Este bloco 1.6 i-DTEC, que produz 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, levando o Civic dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos, foi uma das primeiras unidades a serem testadas oficialmente no âmbito do novo ciclo de consumos e emissões, denominado WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), e que entrará em vigor este ano.
Ao contrário do que já acontece com o ciclo NEDC (New European Driving Cycle), em que os dados são baseados num perfil de condução teórico, o ciclo WLTP foi desenvolvido com base na utilização de dados de condições reais de condução recolhidos em todo o munndo. Como tal, os resultados alcançados são muito mais próximos de uma utilização em condições de condução reais do dia-a-dia.
Como tal, e para maximizar o desempenho desta motorização, a Honda operou várias melhorias quer no motor quer no sistema de escape que permitiram que este Civic alcançasse um registo de 3.7 l/100 km e 99g/km no ciclo WLTP.
Este motor, que usa o mesmo sistema de injecção de combustível da Bosch e possui um turbocompressor compacto de elevada eficiência e um sistema de recirculação de gases de escape (EGR) de baixa pressão, conta ainda com novos pistões feitos em liga de aço cromo-molibdénio de alta resistência e com um acabamento polido dos cilindros para permitir um movimento mais suave do pistão.
Tudo isto, juntamente com uma cambota redesenhada e um bloco em alumínio de alta pressão, permitiu que o peso total deste motor fosse reduzido. Contudo, graças a reforços adicionais no bloco de cilindros os engenheiros da Honda conseguiram aumentar a rigidez estrutural e, como tal, reduzir o ruído e as vibrações.
Recorde-se que quando este motor chegar ao mercado, em Março do próximo ano, será acoplado a uma caixa manual, sendo que mais tarde também poderá ser combinado com uma caixa automática de nove relações.
O Honda Civic de cinco portas – a proposta de três volumes e quatro portas só chega em Abril - cresceu em comprimento (4,52 metros) e em largura (1,8 metros), mas é mais baixo (1,43 metros) do que o modelo que substituiu.
Já
está disponível no mercado nacional com duas motorizações a gasolina, 1.0i VTEC Turbo de 129 cv e 1.5 VTEC Turbo de 182 cv, com preços que começam nos 23.300 euros e 31.710 euros respectivamente. Isto já para não falar do elemento mais "radical" da família, o
Honda Civic Type R que será alimentado pelo bloco 2.0 VTEC turbo de quatro cilindros que debita 320 cv de potência. Ainda assim, e porque a versão Type R só chega ao mercado em Outubro, o importador ainda não anunciou os preços. E o mesmo acontece com este "novo" 1.6 i-DTEC, o primeiro diesel da nova família Civic, cujos preços só serão conhecidos lá mais para a frente…