O actual e recente i8 tem ainda uma longa vida pela frente, mas já começam a circular os rumores acerca do que será a segunda geração do desportivo ecológico da BMW. Que poderá ser um enorme avanço face ao actual, ao ganhar muitos cavalos, apesar de se tornar um veículo sem quaisquer emissões.
As marcas alemãs estão a deixar-se fascinar pelas motorizações eléctricas e, consta, a BMW estará a trabalhar numa solução fantástica para o próximo i8: três motores eléctricos para uma potência total de 750 cv e autonomia de 500 km, sem ajuda de qualquer propulsor a gasolina como extensor de autonomia!
Claro que o enorme aumento de potência – o actual i8 tem "só" 362 cv – permitiria lidar com o maior peso de um "pacote" maior de baterias para conseguir a tal autonomia gigante em modo eléctrico. Contudo, esse peso em nada contribui para um bom comportamento dinâmico, pelo menos o esperado de um superdesportivo com a "genética" da BMW.
É aqui que entra… o tempo de "cozedura" do projecto do novo i8, cujo lançamento só está previsto lá para 2022. Ou seja, com muito tempo para a esperada evolução da tecnologia das baterias, nomeadamente as denominadas baterias "drylite" em que se está a trabalhar actualmente e que conseguem armazenar o dobro da energia no mesmo espaço. Isto significará
duplicar a autonomia das baterias actuais! No caso do i8, contudo, todo o projecto terá de ser refeito, pois a actual autonomia em modo 100% eléctrico é ainda muito pequena (menos de 40 km).
Com este futuro i8 superpotente e 100% eléctrico a BMW prepara uma resposta à altura do que será a evolução do Audi R8 e-tron (na foto ao lado), o superdesportivo que a rival de Ingolstadt tenta comercializar há já quase um ano (estava inicialmente prometido para 2015) mas ainda não conseguiu… Trata-se de uma versão eléctrica do conhecido R8, com dois motores no eixo traseiro e um total de 462 cv.
O seu lançamento tem vindo, contudo, a ser adiado porque, surpresa surpresa, a Audi não conseguiu ainda os níveis de autonomia desejados, andando agora em torno dos 250 km com uma bateria de 42,4 kWh. Consta que uma parceria com a LG e a Samsung levará à construção de uma bateria de 92 kWh que já conseguiria os 500 km de autonomia procurados para o R8 e-tron que atingirá os 100 km/h em 3,9 s.