
















Para quem faz duma pick-up uma ferramenta de trabalho sem esquecer as escapadelas de lazer fora do asfalto, há uma nova solução eletrificada que se destaca pela potência e agilidade.
Estreada em Setembro do ano passado, chega agora ao nosso país a nova Ford Ranger Plug-In Hybrid de cabine dupla apoiada no bloco EcoBoost de 2.3 litros combinado com um propulsor eléctrico 75 kW (102 cv).
Os 281 cv e 697 combinados que o conjunto debita são passados às quatro rodas através duma caixa automática de dez relações, com a bateria de 11,8 kWh a permitir até 43 quilómetros eléctricos, que na cidade chega aos 52.
Um mecanismo de embraiagem activado por via electrónica acopla e desacopla o motor elétrico do motor a gasolina, em função do modo de condução selecionado, otimizando a eficiência e a entrega de binário para transportar cargas e na condução fora de estrada.
À "escolha" estão os modos Normal, Eco, Sport, Slippery, Tow/Haul, Mud/Ruts e Sand, com o sistema e-4WD a ser apoiado por uma caixa de transferência de dois níveis e pelo bloqueio do diferencial traseiro.
É ainda possível seleccionar em andamento como e quando usar a energia da bateria segundo os modos Auto EV, EV Now, EV Later e EV Charge.
O alto binário a baixos regimes e a travagem adicional do motor para o carregamento regenerativo do sistema regenerativo permitem uma aceleração eficiente e melhor controlo em descida no transporte de cargas até uma tonelada ou no reboque até 3500 quilos.
Já o binário eléctrico quase instantâneo e a travagem-motor melhorada também contribuem, de acordo com a Ford, para optimizar as aptidões off-road da Ranger PHEV e facilitar o desempenho em pisos pedregosos ou em inclinações acentuadas.
Alterada foi a regulação da suspensão para optimizar o conforto e assegurar um desempenho seguro fora e dentro do asfalto, tendo em conta o chassis e a distribuição de peso específicos da pick-up eletrificada, assim como o isolamento acústico do habitáculo.
Disponível como solução opcional está o carregador bidireccional Pro Power Onboard para trabalhar com ferramentas eléctricas ligadas directamente com uma potência máxima de 6,9 kW.
A Ford Ranger PHEV é proposta em três níveis de acabamento, liderada pela versão de lançamento Stormtrak, decorada com elementos exclusivos como a grelha em forma de ninho de abelha, aberturas nos guarda-lamas e jantes em liga leve de 18 polegadas.
De origem são ainda os faróis Matrix LED, o sistema Flexible Rack para a plataforma de carga, o assistente de marcha-atrás com reboque, a câmara a 360 graus e o sistema de som B&O com dez altifalantes.
Já a variante Wildtrak apresenta-se com bancos dianteiros e volante aquecidos, e iluminação de zona a 360 graus, com a entrada na gama fazer-se com a versão XLT.
À escolha estão igualmente acessórios opcionais que vão das capotas e coberturas traseiras para a caixa de carga, até aos suportes para bicicletas e às tendas para o tejadilho.
De série em cada uma das variantes está o sistema de conectividade SYNC 4 com navegação conectada para o ecrã de infoentretenimento de 12 polegadas, alinhado com o painel de instrumentos de oito polegadas.
Também de origem são os apoios à condução mais comuns, como a assistência de pré-colisão e a manutenção na faixa de rodagem, além da câmara traseira para auxiliar nas manobras mais complexas.
Ford Ranger PHEV | Preço |
Acabamento XLT | desde 66.848 euros |
Acabamento Wildtrak | desde 73.232 euros |
Acabamento Stormtrack | desde 85.300 euros |
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