A Ford acaba de revelar o novo KA+ que, pela primeira vez, estará disponível numa versão "crosover" designada KA+ Active. E esta é apenas uma das novidades deste "refresh" do utilitário da Ford, que ganhou novas motorizações e viu o seu design modificado.
Conta com acabamentos Essential, Ultimate e o novíssimo Active, sendo que em todos eles encontramos um pára-choques dianteiro renovado (nas versões topo de gama conta com luzes LED diurnas) e um novo pára-choques traseiro, detalhes que deixam o "look" deste KA+ mais refinado e elegante.
Avançando para o interior, importa dizer que toda a consola central foi redesenhada e agora conta com um ecrã táctil de 6.5 polegadas (agora com a possibilidade de conectividade com o Android Auto e Apple CarPlay) flanqueado por duas saídas de ar. Por baixo do ecrã surgem os comandos, tal como acontece com o novo Ford Ecosport, mas o design geral é bastante simples e… "arrumado"!
Contudo, é impossível esconder que a novidade mais interessante do novo Ford KA+ é o facto de trazer consigo uma variante Active, tal como já acontecia com o novo Fiesta. O objectivo da Ford é simples: dar ao KA+ um aspecto mais aventureiro e aproximá-lo de um crossover! E a verdade é que o conseguiu.
No que a motorizações diz respeito, o Ford KA+ abandonou o antigo bloco de quatro cilindros e monta agora um novíssimo 1.2 Ti-VCT de três cilindros que apresenta uma arquitectura derivada do 1.5 EcoBoost de 200 cv que encontramos no… Fiesta ST! Este bloco a gasolina estará disponível com uma potência de 70 ou 85 cv! Por seu turno, a gama diesel será formada pelo motor 1.5 TDCi de 95 cv capaz de desenvolver 215 Nm de binário entre as 1750 e as 2500 rpm. Estas propostas estarão acopladas a uma nova transmissão de cinco velocidades de baixo atrito que, segundo a Ford, "proporciona melhores passagens de caixa, mais requinte de utilização e melhores consumos".
Os novos Ford KA+ e KA+ Active estarão à venda no nosso país lá mais para o final do ano e terão preços que começam nos 11 mil euros.