A pouco mais de uma semana de distância do Salão Automóvel de Genebra, a Ford revelou oficialmente a nova geração do Fiesta ST.
Tendo como ponto de partida a versão "convencional" do novo Fiesta que a
Ford apresentou no final de Novembro de 2016, esta versão mais "apimentada" do Fiesta conta com tracção dianteira e usa um novo motor 1,5 litros de três cilindros EcoBoost que produz 200 cv de potência (o mesmo que o ST 200 da geração anterior, que tinha um motor de quatro cilindros) e 290 Nm de binário máximo.
Estes números permitem que este Fiesta ST acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos - 0,2 segundos mais rápido que o seu antecessor -, sendo que os condutores podem optar entre três modos de condução diferentes (Normal, Sport e Track) de forma a configurar o motor, direcção e controlos de estabilidade para optimizar a experiência de condução nas mais variadas situações.
Mas uma das grandes novidades deste modelo está relacionada com a desactivação de um cilindro quando não é necessária toda a potência, permitindo assim manter os consumos controlados. A Ford garante que esta tecnologia é pioneira no que a motores de três cilindros diz respeito.
A grelha dianteira exclusiva, os novos pára-choques, o spoiler que acompanha a linha do tejadilho e as novas jantes de 18 polegadas ajuda a vincar o estilo e a personalidade deste Fiesta ST. Mas o "look" só fica completo com o "lettering" interior e exterior que nos lembra que estamos numa versão "especial".
Dentro do habitáculo o destaque vai para os novos bancos desportivos Recaro, que garantem um enorme apoio lateral. O volante, o manípulo das mudanças, os puxadores das portas e o tablier também acompanham as alterações exteriores, ajudando a vincar a personalidade desportiva deste Fiesta.
Disponível com carroçarias de três ou cinco portas, o novo Ford Fiesta ST tem chegada prevista ao mercado europeu para o início de 2018, pelo que ainda é cedo para falar de preços.