Poderá ser este o tão falado BMW i5, o terceiro modelo da submarca do construtor de Munique dedicada à mobilidade mais avançada? Estas são imagens de registo de patentes que a BMW solicitou no Japão e que acabaram por cair no domínio da Internet, mostrando um automóvel que pertence inequivocamente à família "i". Mas será mesmo o 5? Ou poderá haver… um i4?!
No início deste ano os responsáveis da BMW confirmaram que a marca estava a planear um novo modelo para a submarca i e com características mais familiares que os já existentes i3 e i8. Mas, na altura, não tinha sido tomada qualquer decisão quanto ao formato definitivo deste novo modelo. No entanto, pelo "alvo" das famílias e a popularidade crescente do segmento, um "crossover" poderia ser a hipótese mais provável.
É também sabido que a BMW já patenteou todas as designações de i1 até i9, permitindo-lhe sonhar com uma extensa gama de veículos da sua submarca. Não quer dizer que vá usar todas estas siglas mas, pelo menos, bloqueia a sua utilização por marcas rivais. Por outro lado, fontes da marca revelaram em tempos que, pela popularidade que os SUV vêm conhecendo, seria natural que o i5, o próximo modelo da i, viesse a ser um SUV.
Nesse caso, o automóvel aqui apresentado poderia designar-se… i4, por ser mais pequeno que um SUV. Tem todas as características dos modelos da submarca i, como a tradicional grelha da BMW em forma de rim um pouco mais achatada e com um contorno metálico bem saliente. Todas as restantes linhas apresentam claras reminiscências tanto do i3 como até do desportivo i8, com muitas arestas e ângulos.
BMW i3
Destaque para a junção dos puxadores das portas dianteira e traseira, a indicar aberturas opostas para melhor acesso ao interior, como já sucede no i3. Na imagem em que o carro é visto mesmo de trás, parece quase um i3 em tamanho… XL, o que significa que, no geral, os traços da "i" se mantêm neste terceiro modelo.
BMW i8
Sabe-se que a BMW também irá electrificar alguns dos seus modelos, digamos, convencionais –
fala-se no Série 3 e nos SUV X3 e X4 –, mas a aposta na submarca i será para continuar e alargar. Tanto que a marca de Munique fez um avultadíssimo investimento com a empresa SGL para aumentar exponencialmente a produção mundial de fibra de carbono, para a construção tanto do i3 como do i8. Que também haverá de servir nos futuros i4 e i5, só não havendo ainda uma data para o seu aparecimento no mercado.
Consta, contudo, que poderá aparecer um "concept" no salão de Frankfurt, em Setembro do próximo ano, a anunciar o modelo de produção, a lançar já em 2018.