Pesquisa
Novos Modelos

Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!

12:00 - 08-09-2016
  11
Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!
Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!Emergem os primeiros detalhes do novo BMW Série 5!
Aproxima-se a passos largos a apresentação da sétima geração do BMW Série 5, prevista logo para os primeiros dias de 2017, no salão de Detroit. Modelo determinante para a marca de Munique na sua eterna batalha pela liderança entre as marcas "premium", em especial com a Mercedes, mas também com a Audi, promete um grande avanço em relação ao modelo actual.

E as primeiras indicações que vieram a público apontam, de facto, para uma evolução enorme, tanto no que respeita à dinâmica (que sempre foi referência) como, em especial, ao conforto. Foi, pelo menos, o que escreveram os poucos jornalistas que tiveram o privilégio de guiar alguns dos protótipos do novo Série 5 já na fase final de testes dinâmicos, ou seja, praticamente prontos.

Ao fim de alguns quilómetros por estradas secundárias ao volante de carros bem camuflados, de forma a não se verem as novas linhas, as impressões foram muito positivas. Em especial pelas consequências do ganho no peso que chegam aos 100 kg, face à geração actual, dependendo da motorização usada.

Este emagrecimento está ligado à utilização no novo Série 5 da nova plataforma CLAR (de Cluster Architecture) que é agora usada em todos os modelos de tracção traseira ou integral, ou seja, nos Série 3, 5, 6 e 7 e ainda nos X3, X4, X5, X6 e no futuro X7. Uma plataforma em que se misturam elementos em aço de ultra resistência com outros em alumínio e em fibra de carbono, para redução do peso.

Outra inovação do futuro Série 5 será a diferença nas suspensões utilizadas, em função das motorizações. As variantes com motores de dois litros partilharão elementos da suspensão do futuro Série 3, enquanto as versões mais potentes terão componentes dos eixos do maior Série 7. Mas isso não terá qualquer influência no nível de conforto que, segundo as informações dos primeiros testes, atinge um nível que esta berlina da BMW nunca conheceu! No que é acompanhado por uma melhoria muito significativa em termos de insonorização, em especial na filtragem dos ruídos de rolamento, por exemplo, o barulho que chega ao habitáculo dos pneus a rolarem no asfalto.

Por outro lado, a profunda revisão da geometria dos dois eixos fez com que o comportamento dinâmico do futuro Série 5 tenha atingido também um novo patamar, prometendo estabelecer-se como uma referência ainda mais difícil de atingir pela concorrência! As versões mais equipadas terão amortecedores adaptativos de resposta mais rápida e os eixos utilizarão mais componentes em alumínio, para reduzir a massa suspensa, melhorando a agilidade.

Continuará a haver versões com tracção integral que também terão o sistema de quatro rodas direccionais, como sucede no Série 7, favorecendo a manobrabilidade e um melhor comportamento dinâmico. Este Série 5 recebe ainda uma direcção eléctrica muito evoluída que teve nota muito positiva nestes primeiros testes.

Ainda se sabe pouco quanto à constituição da gama do futuro Série 5, até porque ainda faltam bastantes meses até à sua comercialização. Tudo indica que as versões 518d e 520d irão continuar no catálogo mas, por exemplo, o 530i receberá um motor de 4 cilindros 2.0 turbo com 252 cv, enquanto o Diesel 540d terá um três litros biturbo. Para o salão de Paris, a BMW prepara a revelação do X2, mas as atenções começam a estar todas viradas para Janeiro, à espera do novo Série 5!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Ziga Ziga   22:49 - 25-09-2016
VOTAR
A BMW consegue mesmo construir em Série...saem sempre iguais aos que já existiam...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.