Não se trata de uma nova geração mas também será redutor chamar apenas de "restyling" à evolução que a Toyota vai introduzir no Yaris que deverá estar à venda já no próximo mês de Abril. Afinal, foi um projecto que, num investimento de 90 milhões de euros, levou a marca nipónica a alterar… 900 componentes do seu utilitário para um "refrescamento" que passou por todas as áreas, da estética ao chassis, passando pelos motores!
Esta geração do Yaris foi lançada em 2012 e levemente retocada em 2015, mas agora é verdadeiramente… "abanada", ganhando um ar mais moderno, tanto por fora como por dentro, além de uma mecânica nova e de correcções a pequenos detalhes que não estavam ao nível desejado.
Por fora, as alterações são semelhantes às antecipadas pelo já mostrado
Yaris Sport mas de que ainda pouco se sabe – terá mais de 210 cv e o seu lançamento será posterior ao deste novo Yaris. E são significativas, começando por toda a dianteira, com a enorme grelha, os pára-choques e as ópticas (com luzes diurnas que podem ser em LED), terminando na parte posterior que, coisa rara num "restyling", recebeu um novo portão traseiro para albergar as novas ópticas mais saídas que contribuem para que este Yaris até pareça… que cresceu!
Novas cores e novas jantes completam a "operação estética" que continua pelo interior, com a adopção de um ecrã central a cores de 4,2 polegadas numa consola modernizada e que conta também com saídas de ventilação redesenhadas. Há também novos materiais de melhor qualidade e novas opções a nível de cores para o habitáculo.
O Toyota Yaris continuará a ser o único modelo do segmento B a propor uma versão híbrida de 101 cv e que tem conhecido assinalável sucesso no mercado nacional. Nesta renovação, a marca aproveitou para melhorar a filtragem das vibrações e ruídos que passavam para o habitáculo, com novos suportes para o motor a gasolina, sistema de admissão de ar redesenhado e outro silenciador para o escape. E ainda novas afinações da suspensão e direcção para melhorar o conforto.
Mas um dos grandes destaques deste novo Yaris terá de ir para o motor 1.5 VVT-iE de 112 cv que substitui o 1.33 de 99 cv. É um motor inovador porque, além da elevada taxa de compressão (13,5:1), tem a capacidade de funcionar segundo dois ciclos distintos (Otto ou Atkinson), em função da solicitação do condutor. A Toyota anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 s para o Yaris com este 1.5 VVT-iE.
Refira-se, por fim, que a marca japonesa aproveitar esta profunda modernização da terceira geração do Yaris reforçando-a com diversa tecnologia de auxílio à condução. Assim, todos os Yaris contarão com o dispositivo "Safety Sense" que incorpora sistemas como travagem de emergência em cidade, controlo automático de máximos, leitor de sinais de trânsito e alerta de saída involuntária de faixa.