Mesmo nas vésperas do
salão de Paris… falemos do certame de Los Angeles que se realizará entre 20 e 29 de Novembro, para apresentarmos o novo Jeep Compass. Trata-se de um modelo totalmente novo e de que ainda se sabe muito pouco, a não ser que só deverá chegar à Europa no segundo semestre do próximo ano.
A FCA (Fiat Chrysler Automobile) divulgou as primeiras imagens do novo Compass para assinalar o início da sua produção na fábrica brasileira da Jeep, em Goiânia. A versão para os mercados da América do Norte será produzida no México. Segundo a marca, o Compass será
"um SUV verdadeiramente global" que será produzido com
"17 diferentes opções de motorizações energeticamente eficientes para mais de cem países em todo o Mundo".
Tendo a Jeep adiantado poucas (ou nenhumas…) informações sobre o novo Compass, resta-nos admirar as fotos reveladas e, pelo menos, concluir que a marca voltou atrás no "design" demasiado… diferente que fez com que a carreira da primeira geração do Compass – lançado em 2007, com um "restyling" em 2011 – não tenha tido um grande sucesso. Este, pelo contrário, tem o ar de um Grand Cherokee em ponto pequeno, o que lhe garantirá um reconhecimento dos adeptos da marca com um modelo de êxito incontestável.
Será construído sobre a plataforma do Renegade, embora com a distância entre eixos… "esticada", e promete as capacidades 4x4 que sempre fizeram parte da história da marca. Onde se nota uma gigantesca evolução é no tratamento do interior que perdeu por completo o ar de certa forma rústico da geração anterior, ganhando até um certo requinte mais próprio de uma berlina, com um grande ecrã táctil no centro, ladeado pelas saídas de ar.
Deixamos-lhe, aliás, uma imagem do interior do Compass de 2011 (ver fotogaleria) porque a comparação visual vale mais do que tudo o que pudermos dizer! Com um exterior mais consensual, habitáculo modernizado e mecânicas tecnologicamente mais evoluídas, talvez seja desta que o Compass irá encontrar o sucesso de que a Jeep necessita. Mas só no segundo semestre de 2017.