A Chevrolet acaba de revelar uma versão da "pick-up" Colorado equipada com um motor alimentado por fuel cells (pilhas de energia), especialmente desenvolvida para uso militar.
Denominada Colorado ZH2, esta "pick-up" é um verdadeiro "monstro", ou não tivesse 198 cm de altura e 203 cm de largura. Com pneus especialmente desenvolvidos para uma utilização "off-road" e com uma suspensão altamente modificada, a ZH2 vai começar os testes no terreno já no próximo ano, de forma a "convencer" o exército americano que é a escolha acertada para as missões militares.
E não é só "em estrada" que esta ZH2 se destaca. É que esta "pick-up" tem uma unidade que permite funcionar como um gerador de energia, um trunfo que se pode revelar determinante quando as missões decorrerem em localizações mais remotas.
"A velocidade a que as ideias inovadoras podem ser demonstradas é o motivo pelo qual a relação com a indústria é tão importante para o exército", afirmou Paul Rogers, director da TARDEC (Tank Automotive Research, Development & Engineering Center).
"A tecnologia de Fuel Cells tem potencial para aumentar de forma significativa a capacidade dos veículos do exército durante operações silenciosas", concluiu.
Assim que os testes com a ZH2 arrancarem, o exército norte-americano irá avaliar a prestação deste veículo em missões silenciosas, sendo que para isso é fundamental que a ZH2 não só faça pouco ruído como tenha que evitar ser detectada nas câmaras térmicas.
"A Colorado ZH2 é um exemplo fantástico das capacidades de engenharia e de design da GM ao criar um veículo off-road relevante para um leque alargado de potenciais utilizadores", declarou Charlie Freese, director executivo das actividades da General Motors relacionadas com as Fuel Cells.
"Durante o próximo ano esperamos perceber juntamente com o exército quais os limites dos sistemas de propulsão Fuel Cell", acrescentou.