Numa altura em que os principais construtores automóveis "pensam duas vezes" antes de lançar propostas potentes diesel, a Opel acaba de dar à já conhecida versão Insignia Sports Tourer a sigla GSi.
O mesmo é dizer que a variante "sation wagon" do novo insígnia recebe um novo motor diesel biturbo de 2.0 litros que debita 210 cv de potência e 480 Nm de binário máximo.
Depois de ter recuperado a sigla GSi – que nos obriga a recuar até 1984, altura em que esta designação surge pela primeira vez nos modelos Manta GSi e Kadett GSi, e mais tarde no Astra e no Corsa – com a apresentação da
berlina Insignia GSi (ver galeria acima), a marca de Rusellsheim acaba de aplicar a mesma fórmula à versão carrinha, para que
"não seja preciso comprometer espaço nem versatilidade para alcançar o patamar mais elevado da dinâmica".
Além do aumento de potência que permite que a nova carrinha Insignia GSi Sports Tourer acelere dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e que chegue até aos 231 km/h de velocidade máxima.
Para quem procura uma solução a gasolina a Opel propõe esta "station wagon" com o bloco 2.0 litros turbo de 260 cv de potência e 400 Nm de nário constante entre as 2500 e as 4000 rpm. Com este motor a Insignia GSi Sports Tourer é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e continua a acelerar até aos 245 km/h.
Além de um aumento de potência, este proposta GSi conta com vários trunfos na manga face às propostas "convencionais" do Insignia. Na base da dinâmica destas propostas está o sistema de chassis FlexRide, onde se inclui a suspensão com controlo electrónico.
Por comparação com a Sports Tourer normal, a variante GSi viu a altura ao solo reduzir em 10 mm, sendo que o sistema FlexRide é capaz de
"controlar a pressão dos amortecedores em tempo real, adaptando-a em fracções de segundo a cada situação de condução".
Outro dos destaques vai para o sistema de tracção integral Twinster com vectorização de binário. Em vez de um diferencial convencional na ponte traseira surgem duas embraiagens multidiscos, uma para cada semieixo, capazes de distribuir o binário de forma independente pelas rodas.
Do ponto de vista estético, podemos afirmar que a Opel aplicou a esta Insignia GSi Sports Tourer as mesmas alterações que fez à berlina equivalente. O mesmo é dizer que esta carrinha GSi conta com entradas de ar cromadas mais largas na dianteira e um difusor traseiro onde se destacam duas enormes ponteiras de escape cromadas. Avançando para o habitáculo, destacam-se os bancos desportivos com enorme apoio lateral e o volante desportivo em couro.
A estreia comercial deverá acontecer nos próximo meses, mas primeiro vamos ver esta "station wagon" radical ao vivo no Salão de Frankfurt, algo que vai acontecer já na próxima semana.