Bollinger é nome de "champagne", e um dos melhores, ou não fosse a escolha preferida do 007 James Bond… Mas também é o nome de uma "start-up" com base em Nova Iorque que acaba de revelar ao mundo aquilo que dizem ser
"o primeiro sport utility truck (SUT)
totalmente eléctrico e com enorme capacidade off-road".
Denominado B1, este Bollinger está montado num chassis de alumínio e conta com um design bastante simples (que nos remete para o Land Rover Defender), com arestas e linhas rectas a definirem a linguagem visual desta (arrojada) proposta.
O tejadilho e a secção traseira podem ser removidos e segundo a Bollinger Motors não haverá obstáculo capaz de travar este B1, nem mesmo a água, já que toda a parte eléctrica foi reforçada e isolada para evitar curto-circuitos durante as travessias de rios ou áreas alagadas.
A potência virá de um motor eléctrico de 365 cv, que pode ser combinado com um "pack" de baterias de 60kWh ou 100kWh, Para a primeira opção estão garantidos 193 km de autonomia e para a segunda versão 322 km. Em qualquer dos casos o Bollinger B1 será capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, um registo impressionante para um modelo que se afirma, sobretudo, como um todo-o-terreno. Por seu turno, a velocidade máxima está fixada nos 204 km/h.
O carregamento normal (numa tomada caseira) para a bateria de 60kWh poderá variar entre as 7 horas e os 45 minutos se for numa tomada de carregamento rápido. Já para a versão de 100kWh este tempo sobe para as 12 horas (normal) e 75 minutos (carregamento rápido).
O desejo da Bollinger é que as primeiras entregas do B1 comecem a ser feitas em Fevereiro de 2019, mas ainda nada está confirmado. É que a Bollinger ainda está em negociações com outras fabricantes para se instalar numa unidade de produção onde possa construir este "off-road" 100 por cento eléctrico.