Depois de conhecermos a berlina a BMW também já mostrou a variante familiar da gama, a carrinha BMW Série 3 Touring. Como seria de esperar, os pontos em comum entre esta versão e a berlina são muitas, a começar na oferta de motores e passando pelas funcionalidades tecnológicas e pelas linhas de estilo.
O desenho apresenta as mesmas novidades que já conhecemos da variante berlina e destaca-se pela enorme grelha dianteira – de duplo rim – e pelos grupos ópticos LED rasgados, detalhe que acrescenta mais agressividade a um modelo que nesta versão tem uma linha de tejadilho mais prolongada e um pilar C (traseiro) mais longo.
O resultado é uma maior habitabilidade e uma capacidade de carga maior. Por comparação com a berlina, que oferece 480 litros de volume na bagageira, esta variante chega com mais 20 litros, para um total de 500 litros. Se a compararmos com a Série 3 Touring antiga esta nova versão também vence: mais 32 litros. Também o portão de acesso à bagageira é 20 mm mais largo que o seu antecessor, sendo que de série todas as versões contam com uma bagageira de abertura eléctrica.
As alterações estéticas da carroçaria também se fizeram sentir no espaço disponível nos bancos dianteiros e traseiros. Na frente, há mais espaço para os ombros. Por seu turno, na traseira destaca-se o maior espaço para os joelhos e a maior altura para a cabeça.
A nova BMW Série 3 Touring vai chegar ao mercado com motorizações de seis e quatro cilindros. A gama a gasolina começa com o 320i de 184 cv, seguida do 330i de 258 cv e acaba com o "todo-poderoso" M340i xDrive com 374 cv de potência, a versão mais desportiva e radical deste modelo. Já a oferta de diesel conta com o 318d de 150 cv, com o 320d de 190 cv e com o 330d xDrive de 265 cv.
A marca de Munique não quis comprometer o comportamento dinâmico desta proposta e reivindica várias evoluções. Destaca-se o aumento de 25% de rigidez da carroçaria (50% em algumas partes), suspensão desportiva M ou suspensão M adaptativa (ambas opcionais), diferencial traseiro M (disponível nos 330i, 330d e M340i) e claro, travões de alto rendimento da M.
Tal como já tínhamos verificado na variante berlina, esta carrinha Série 3 Touring chega com um catálogo tecnológico recheado e com várias novas propostas no campo da segurança.
De série encontramos um limitador de velocidade com proibição de ultrapassagem, sistema de alerta de saída de faixa com corrector da direcção, sistema de aviso de colisão frontal com travagem de emergência e detector de ciclistas e peões.
Na lista de opcionais há um cruise control adaptativo com função Stop & Go, aviso de mudança e faixa, assistente de trânsito cruzado traseiro, sistema Driving Assistant Professional e assistente de estacionamento autónomo "Parking Assistant".
No campo da tecnologia o que mais salta à vista são os dois ecrãs digitais (12,3 e 10,25 polegadas) que assumem as funções de painel de instrumentos digital e de sistema de infotainment. Conta com o novo sistema operativo BMW 7.0 e vem com a última geração do sistema "head-Up Display" da marca.
A chegada ao mercado só deve acontecer lá para Setembro e todas as motorizações estarão disponíveis logo no lançamento. Mais tarde, já em 2020, deverá chegar uma versão híbrida "plug-in".