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Depois de apresentar o novo Série 1, a BMW revelou ao mundo o renovado BMW X1, SUV compacto que não só sofreu vários retoques visuais como ainda se estreia na Europa com uma versão híbrida "plug-in", que até agora só estava disponível na China.
Ao nível da imagem, e como não poderia deixar de ser, o novo X1 vai de encontro à linguagem visual mais recente da marca alemã, sobretudo ao nível da grelha dianteira, que cresceu em tamanho e passou a dominar por completo a secção frontal do X1.
Também os grupos ópticos (dianteiros e traseiros) foram redesenhados, bem como os pára-choques e as saídas de escape, que cresceram.
Estas evoluções visuais também se fazem sentir no habitáculo, que recebe novos materiais e acabamentos, bem como um novo sistema de iluminação (opcional). Tudo o resto se mantém inalterado, com particular destaque para os ecrãs que servem de terminal para o serviço de infotainment e que podem contar com versões de 6.5, 8.8 ou 10.25 polegadas.
A grande novidade da segunda geração do X1 é o sistema propulsor híbrido que combina um bloco a gasolina de 125 cv com dois motores eléctricos, para um a potência combinada de 231 cv e 350 Nm de binário. Denominada X1 xDrive25e, esta versão conta com tracção integral, tudo graças ao motor eléctrico que surge associado às rodas traseiras.
Este sistema é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 9,7 kWh de capacidade que apresenta uma autonomia em modo totalmente eléctrico a rondar os 50 quilómetros. Quanto a "performances", a BMW reivindica um tempo de 6,5 segundos no exercício dos 0 aos 100 km/h.
Esta é a primeira vez que a BMW vai vender um X1 híbrido plug-in fora do mercado chinês, ainda que este modelo continue a estar disponível com as tradicionais versões diesel de três e quatro cilindros. Estas versões podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de sete ou oito relações.
O X1 sDrive 16d estará disponível com um motor 1.5 turbo de três cilindros que vai produzir 116 cv de potência e 270 Nm de binário máximo. Por seu turno, a versão X1 xDrive25d terá 231 cv de potência e 450 Nm de binário máximo, números que lhe vão permitir acelerar dos 0 ao 100 km/h em 6,6 segundos. A única proposta a gasolina, pelo menos nesta fase, é a X1 xDrive 25i com 231 cv de potência e 350 Nm de binário máximo.
A chegada ao mercado do novo BMW X1 está prevista para o Verão, mas ainda não há qualquer indicação de preços. Quanto à versão híbrida, só começa a ser produzida em Março do próximo ano.