A BMW volta a atacar com a sua versão Diesel mais extrema do Série 5, retomando o M550d xDrive, mas levando ainda mais longe a busca de "performance" de um seis cilindros a gasóleo: agora não são três… mas quatro turbos a funcionarem em conjunto para elevarem a potência deste superdiesel até aos 400 cv! Estará disponível na berlina da Série 5 em Julho e na Touring no final do ano.
É, naturalmente, o centro de todas as atenções desta versão M550d xDrive, ou não fosse o motor Diesel de seis cilindros mais poderoso do Mundo! Este motor tem dois turbos de alta pressão e dois de baixa pressão, com estes últimos a serem a novidade, ao substituírem o terceiro turbo de maiores dimensões da anterior versão deste propulsor.
Em termos gerais, os dois turbos de baixa pressão e um dos de alta pressão estão em permanente funcionamento, garantindo elevado poderio quase desde… o "ralenti": às 1000 rpm o binário já é de 450 Nm! A partir das 2500 rpm entra em acção o segundo turbo de alta pressão para levar este seis cilindros de três litros de cilindrada a toda a sua magnificência: 400 cv às 4400 rpm e um binário máximo de 760 Nm que se mantém constante entre as 2000 e as 3000 rpm!
Ou seja, com esta alteração, a divisão M Performance conseguiu um ganho de 19 cv e 20 Nm em relação ao anterior M550d xDrive. E isso tem reflexos nas prestações, pois "roubou" 0,3 s no tempo para atingir os 100 km/h. Pode parecer pouco, mas já estamos a um nível em que cortar um décimo é terrivelmente difícil… A berlina M550d xDrive chega aos 100 km/h em apenas 4,4 s, anunciando a Touring 4,6 s! A velocidade está limitada electronicamente aos 250 km/h.
Apesar do aumento de potência, a BMW reivindica uma redução dos consumos na casa dos 11%, anunciando um valor médio de 5,9 l/100 km para a berlina e de 6,2 l/100 km para a Touring. Conta também com toda a tecnologia de redução de emissões, nomeadamente dos óxidos de azoto (NOx), com um conversor catalítico que funciona com a habitual solução de AdBlue.
A transmissão de todo aquele poderio mecânico é feita através da caixa automática Steptronic de 8 velocidades igualmente optimizada pela M Performance (para trocas de relações mais rápidas) e passada às quatro rodas pelo sistema xDrive, com maior distribuição de binário para as rodas traseiras. Assim se garante, de acordo com a BMW, uma condução mais dinâmica, também ajudada pela suspensão desportiva M que baixa o carro em 10 mm e as jantes de 19 polegadas, com pneus 245/40 R19 à frente e 275/35 R19 atrás.
Este M550d xDrive conta ainda com a direcção activa integral, ou seja, quatro rodas direccionais, com as do eixo traseiro a virarem ligeiramente, na mesma direcção das da frente ou em direcção contrária, consoante se esteja a rodar a velocidades elevadas, para aumentar a agilidade em curva, ou se esteja a andar devagar, para facilitar a manobrabilidade em cidade. Em opção pode ainda escolher-se a suspensão adaptativa M Professional, com controlo dinâmico do amortecimento que consegue controlar, a cada momento, o funcionamento de cada amortecedor, isoladamente, para maior conforto e eficácia dinâmica.
São vários os sinais exteriores que identificam estes superdiesel, nomeadamente os "packs" aerodinâmicos M e outros elementos de "design" como o pára-choques dianteiro, as barras da grelha em negro mate ou elementos com acabamentos em cinzento Cerium, como as capas dos retrovisores. E, claro, os escapes típicos da M Performance, de que sai um som bem trabalhado…
Por dentro, todo o interior está forrado em pele e alcantara, com bancos dianteiros desportivos. O volante desportivo da M conta com as patilhas para comando da caixa, enquanto as soleiras das portas exibem, orgulhosas, o M550d que torna estas versões algo de verdadeiramente especiais: é quase como ter um M5 mas com uma "factura energética" muito mais baixa!