A BMW acaba de introduzir ligeiríssimas actualizações nos Série 1 e 2, mas acrescenta agora uma edição especial e limitada do… "pré-M2", o M240i de 340 cv. Designado por M240i M Performance Edition, mantém as mesmas características técnicas, mas recebe alguns detalhes estéticos que o tornam visualmente mais agressivo.
Ou seja, mecanicamente continua a receber o poderoso motor de seis cilindros, três litros e turbo que debita 340 cv, com um binário de 500 Nm. Propulsor que pode estar acoplado a caixa manual de 6 velocidades ou a automática de 8 velocidades, caso em que dispõe também de tracção integral com o sistema xDrive. É nesta configuração que se torna mais rápido, acelerando até aos 100 km/h em 4,4 s, menos 0,2 s que com a caixa manual e tracção traseira. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.
A BMW descreve o exercício estético feito em torno desta série especial como uma forma de "expressar o lado mais atlético" do seu "coupé" mais compacto. Esta M Performance Edition apenas existe em branco (Alpine White) de forma a contrastar com os diversos componentes M Performance em fibra de carbono ou em preto.
Oque contrasta no branco da carroçaria são, na frente, o negro da grelha, entradas de ar e o "spoiler". A fibra de carbono faz a sua aparição tanto nas capas dos retrovisores como nas saias laterais, continuando a tonalidade negra nas jantes de grandes dimensões (19 polegadas) que ajudam a conferir ao M240i um ar ainda mais "racing". Por fim, na traseira, há anda um pequeno deflector na tampa da mala em fibra de carbono e um extractor de ar em baixo em tonalidade negra.
O BMW M240i M Performance Edition será uma série bastante limitada, de que apenas serão feitas 750 unidades e estará à venda a partir de Julho.