É sabido que a BMW está na fase final do desenvolvimento do
novo X3, um dos seus SUV de maior sucesso e que deverá ser mostrado até ao final deste ano. Está inclusive a desenvolver uma nova plataforma com recurso a materiais leves que tornará a nova geração até 100 kg mais leve que a actual.
Ora, fazendo um novo X3 para substituir o modelo que já tem sete anos num mercado em permanente "ebulição", acaba por fazer sentido mexer também no X4 que usa a mesma base mecânica, apesar deste modelo ser muito mais recente, estando no seu quarto ano de vida comercial. Mas, pelos vistos, é o que a marca bávara pretende fazer, com expectativas de lançamento em finais de 2018, ou seja, dentro de ano e meio.
As intenções são comprovadas pelos protótipos do novo X4 vistos recentemente, com mudanças visíveis na carroçaria que, mesmo sob a forte camuflagem, parece ter umas linhas mais fluidas. O duplo rim que forma a típica grelha da BMW cresceu em dimensões, como vem sendo típico nas últimas renovações dos modelos da marca e as ópticas dianteiras parecem mais rasgadas. O portão traseiro é visivelmente diferente, mais a direito, com o emblema no meio e a matrícula a passar para baixo, integrada no pára-choques.
Tal como irá suceder com o X3, é natural que também o X4 venha a ter uma versão híbrida "plug-in" porque é esse o caminho que a BMW está a trilhar em praticamente toda a sua gama. A mecânica já utilizada nos 330e e
530e seria a mais indicada, com o motor dois litros a gasolina e um motor eléctrico a debitarem 252 cv em conjunto, permitindo uma autonomia em modo eléctrico de quase 50 km.
Independentemente disso, ainda não será esta nova geração do X4 a dispensar as tradicionais motorizações Diesel e a gasolina. E, provavelmente, atendendo aos testes que uma variante mais desportiva do X3 tem feito recentemente na pista do Nürburgring, também não deixará de ter uma variante da divisão M…