Pesquisa
Novos Modelos

BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!

10:31 - 29-08-2017
  42
BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!
BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!
BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!
A BMW retocou o i3, ao fim de três anos de vida, e acrescentou-lhe uma versão de carácter mais dinâmico, o i3S, mais potente e rápido. Só não mexeu na capacidade da bateria que começa a ser curta, em termos de autonomia, perante a forte concorrência que se avizinha, num mercado em plena expansão. A renovação do mais vendido dos modelos "premium" eléctricos será apresentada no salão de Frankfurt e posta à venda em Novembro.

O grande destaque do novo BMW i3 terá, obrigatoriamente, de ir para a versão i3S que ganha 14 cv e 20 Nm face à variante de base que mantém a potência equivalente a 170 cv (125 kW) e binário de 250 Nm. O "S" conta com 184 cv (135 kW) e 270 Nm, sendo apenas 20 kg mais pesado que o "i3 só", o que significa notória melhoria de prestações, com mais 10 km/h na velocidade máxima e menos 0,4 s na aceleração dos 0 aos 100 km/h: 160 km/h e 6,9 s são os números a reter para uma versão que recupera do 80 aos 120 km/h em meros 4,3 s (5,1 s para o i3).

Esta versão i3S conta com jantes de 20’’ e pneus mais largos (175/55 R20 à frente, 195/50 R20 atrás), além de uma via traseira 40 mm mais larga e suspensão desportiva que o coloca 10 mm mais próximo do solo. Tem ainda com um modo de condução Sport, seleccionável no já habitual comando Driving Experience, e novos controlos de tracção e de estabilidade, para permitir uma condução mais dinâmica.

A questão aqui, e a BMW lá terá feito os seus estudos de mercado, é saber se é toda esta desportividade que os clientes procuram quando optam por um veículo eléctrico… Porque, na outra vertente, a da autonomia, este novo BMW i3 nada acrescenta ao que já havia, mantendo a bateria de iões de lítio com capacidade de 33,2 kWh. O que, segundo os ciclos oficiais mais optimistas, permite autonomia de 290 a 300 km mas que a BMW tem a honestidade de anunciar como sendo de 200 km (para as duas versões) numa condução e utilização normais.

E isso começa a ser pouco quando se compara com modelos como o Renault Zoe ou o Opel Ampera que está para chegar. E muito pouco quando o Tesla Model 3 se tornar realidade nas estradas europeias, concorrendo directamente com o i3 na classe "premium"… Poderá ser esse o "upgrade" que se segue no BMW, baterias de maior densidade energética para aumentar a autonomia? Ou considerará que tal não é necessário, dado que continua a propor (no i3 e no i3S) o extensor de autonomia – pequeno motor a gasolina de 2 cilindros, 647 cc e 38 cv que serve apenas de gerador para carregar a bateria – e que aumenta o raio de acção até aos 330 km?
BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!

A marca de Munique apresenta uma outra novidade, uma "wallbox" que, instalada em casa (para quem tiver garagem e instalação eléctrica de 16A), consegue carregar a 11 kW, em vez dos 3,7 kW da outra "wallbox" disponível. Significa isso que o i3 ganha 180 km de autonomia em apenas 3 horas.

São estas as principais novidades do novo i3 porque, esteticamente, as evoluções são mínimas. Um novo pára-choques dianteiro que deixa de ter os grandes faróis antinevoeiro para passar a ter apenas faróis em LED (até os piscas). O pilar A e a linha do tejadilho podem ter agora um acabamento mate. E na traseira há um alargamento de 40 mm e a colocação dos logotipos eDrive e i3 mais nos extremos para enfatizar esse aumento de largura. O i3S recebe um pára-choques traseiro específico.

Por dentro também não há alterações de maior, destacando-se a adopção do ecrã táctil de generosas dimensões (10,25’’) que segue a nova tendência da BMW, sendo subdividido em zonas personalizáveis e com novas funções como a compreensão de comandos por voz numa conversão natural, planificação de rota em função das estações de carregamento, On-Street Parking que procura um lugar de estacionamento, Apple Car Play e ainda a possibilidade de fazer actualizações do sistema à distância, sem necessidade de passar pelo concessionário.

Quando chegar aos "stands", em Novembro, o renovado BMW i3 estará também carregado de tecnologias que, nestes últimos três anos, se têm vindo a "democratizar" e a deixar de ser exclusivo dos topos de gama, como o "cruise control" activo, protecção dos peões com travagem de emergência, alerta de colisão frontal, redução das consequências dos toques em cidade, entre muitas outras.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
dadocastro47   10:57 - 29-08-2017
VOTAR
gosto do comentario do comentarista quanto a bateria mas acresçento que com os pneus estreitos torna se ainda mais perigoso em curva
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.