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BMW acelera desenvolvimento do Série 8… com M8 de 620 cv!

10:32 - 29-03-2017
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A BMW está em fase acelerada de desenvolvimento das diversas variantes do seu futuro grande "coupé", com que pretende fazer frente ao Mercedes Classe S Coupe e que, parece finalmente decidido, recuperará a designação Série 8. Já tinham sido avistados vários protótipos em testes, tanto na versão fechada como enquanto descapotável, mas agora a novidade são os primeiros testes do que será a variante mais desportiva, um M8 que já acelera no tenebroso "Inferno Verde" do Nürburgring!

Ou, pelo menos, aquilo que parece ser um M8 porque, nesta fase de testes, as camuflagens são autêntica brincadeira de "gato e rato"… Ora o protótipo visto no Nürburgring só apresentava duas grandes saídas de escape em vez das quatro que caracterizam as versões "M". O que deixa a dúvida se seria, de facto, o M8 disfarçado também a esse nível ou uma versão de motorização mais potente equipada com um "pack" M…

É, contudo, certo que o Série 8 vai ter uma versão M que irá, aliás, servir de base para o carro de competição com que a BMW vai regressar, pela porta grande, ao Mundial de Resistência e às 24 Horas de Le Mans, tendo o português António Félix da Costa como um dos pilotos oficiais! A mecânica será a mesma do novo M5 que deverá ser lançado ainda este ano, ou seja um motor V8 turbo de 4,4 litros a debitar à volta de 620 cv. Terá tracção integral pelo sistema BMW xDrive e deverá contar com o mesmo "drift mode" já anunciado para o Série 5 e que envia quase toda a potência para o eixo traseiro.

Nas fotos que mostramos dos vários protótipos em testes realça-se, contudo, a fabulosa presença do Série 8 em estrada, claramente maior que o actual "coupé" Série 6. Mais largo e baixo, provavelmente também mais comprido, ganhou um ar mais agressivo, com o longo "capot" a contrastar com um aparentemente curto habitáculo e cavas das rodas proeminentes a dar-lhe um ar muito musculado. Na dianteira, a grelha em forma de duplo rim – a "assinatura" da BMW – tem dimensões XXL, como vem sendo norma nos mais recentes modelos da marca.

O carro em testes no Nürburgring tinha um pára-choques diferente daquele visto em estrada, com entradas de ar muito maiores dimensões, além das pinças de travões azuis típicas das versões da divisão M e de jantes de maiores dimensões com pneus de muito baixo perfil. É com esta versão de 620 cv que a BMW pretenderá fazer frente aos Mercedes S 63 e S 65 AMG Coupe, com 585 e 630 cv, respectivamente.

Quanto às versões, digamos, "normais" – expressão claramente infeliz para um automóvel tão especial… –, o Série 8 assumirá as características de um Grande Turismo, ou seja, um "coupé" de elevadas prestações e carácter desportivo mas também com grandes preocupações com o requinte e conforto dos seus ocupantes.

O BMW Série 8 será lançado em 2018, mas o M8 só deverá aparecer em 2019, pouco depois da versão Cabrio que também já está em testes. Como seria de esperar, terá capota em lona e não tecto rígido-retráctil em aço. Porque, ao contrário do que possa parecer, é a opção em lona que transmite maior elegância a um Grande Turismo – por alguma coisa marcas como a Rolls-Royce ou a Bentley continuam a usar capotas em lona nos seus descapotáveis –, em especial pela qualidade que já atingiram, a nível de insonorização e isolamento térmico.

Falta ainda perceber o que sucederá, nesta "restruturação" da gama da BMW, com o aparecimento do Série 8, ao "coupé" Série 6. Há quem diga que se transformará num "coupé" ligeiramente mais pequeno, desportivo e ágil, com a tarefa de fazer frente ao Porsche 911. Mas também se diz que a Série 6 passará a ser um outro tipo de veículos, mais familiares e práticos, herdando o Série 5 GT mas com um desenho mais consensual.
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