Pesquisa
Novos Modelos

Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!

21:40 - 02-06-2016
  138
Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!
Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!Audi refez os sedutores coupés A5 e S5!
Eis o novo Audi A5 que chegará em Novembro! Em Ingolstadt (Alemanha), bem no «coração» da Audi, precisamente na chamada Audi Piazza, uma gigantesca festa com milhares de convidados recebeu a nova geração do bem-sucedido coupé da marca alemã que viu a luz do dia, pela primeira vez, em 2007. «Esta é a segunda geração do A5 e eleva o coupé para uma nova dimensão, pois optimiza o casamento da forma e a função, com mais espaço e puro prazer de condução e segurança a níveis ainda mais elevados», explicou Rupert Stadler, presidente da marca.

Esta geração do coupé A5 é, contudo, um carro totalmente novo, seguindo as pisadas da renovação da berlina A4, passando a usar a plataforma designada por MLB Evo (que também serve de base ao SUV Q7), utilizada pelos modelos com motores na posição longitudinal. Será nesta plataforma que será construída a próxima geração do A6, enquanto o mais pequeno A3 usa a plataforma MQB (como o VW Golf), para os modelos com motor em posição transversal.

Por falar em motores, o A5 começará por ser proposto com três propulsores Diesel e três a gasolina. No primeiro caso estão o 2.0 TDI de 190 cv e os seis cilindros 3.0 TDI de 218 e 286 cv, esta versão mais potente com mais 14 cv do que no A4 ou Q7. A gasolina teremos o A5 2.0 TFSI de 190 e 218 cv (com pouca ou nenhuma expressão no nosso país) e o poderoso S5, com 354 cv, ou seja, mais 21 cv que a geração anterior. Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas… 4,7 s!

Este último e o Diesel mais potente só existem com sistema de tracção integral quattro e caixa de velocidades automática tiptronic. Nos restantes, haverá caixas manuais e, em opção, caixas automáticas que deixaram de ser as multitronic para passarem a ser as muito mais eficazes e agradáveis S tronic.

Apesar de ter crescido em dimensões, a utilização mais intensa de alumínio e aços de altíssima resistência permitiu que a nova geração do Audi A5 seja, em média, 60 kg mais leve que a anterior. Por outro lado, com um coeficiente aerodinâmico referência neste segmento (Cd de 0,25), a marca dos anéis conseguiu oferecer um coupé que sendo, em média, 17% mais potente, anuncia consumos e emissões 22% mais baixos. Bom para cada ida à bomba e para os impostos a pagar…

O novo Audi A5 cresceu 4 cm (4,67m) em comprimento e mantém os 1,37 m de altura, tendo também crescido na distância entre eixos, o que deixa antever um habitáculo maior, com mais espaço para os até aqui exíguos lugares traseiros. Também a volumetria da mala aumentou em dez litros: tem agora excelentes 465 litros, com a funcionalidade adicional de os bancos se poderem rebater na proporção 40:20:40. E a mala pode (em opção) abrir-se pelo simples passar do pé sob o para-choques.

A nível de equipamentos opcionais, a Audi irá propor vários elementos para enriquecer o A5, como a suspensão com controlo de amortecimento, faróis de LED ou Matrix LED (os de xénon serão sempre de série) ou o interessante Virtual Cockpit que transforma o painel de bordo num super visor do sistema de navegação. E claro, conta já com uma miríade de possibilidades de conectividade, podendo interagir com smartphone, smartwatch e até com uma televisão, utilizando a quarta geração da Apple TV!

Como dissemos no início, o novo Audi A5 tem comercialização prevista no nosso país para o próximo mês de Novembro. Quanto à restante gama ainda se sabe pouco, embora novidades só em 2017, com o renovado A5 Sportback a chegar antes do Cabrio. É também muito provável que venha a haver uma versão superdesportiva denominada RS5, a exemplo do que sucede na geração ainda à venda, mas provavelmente com mais que os actuais 450 cv!...

TEMAS:

AudiA5
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.