Pesquisa
Novos Modelos

Audi já acelera com um super Q2

14:19 - 08-11-2016
  14
Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2
Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2Audi já acelera com um super Q2
A Audi está em pleno lançamento do novo "crossover" compacto Q2 no mercado nacional, com um pacato e poupado motor 1.6 TDI de 116 cv mas, na Alemanha, prepara uma versão verdadeiramente explosiva do seu mini-SUV! E até já tem nome para lhe dar, depois de ter registado a marca SQ2, assim se chamará a variante… diabolicamente desportiva do Q2.

Foi esse o modelo apanhado em testes na pista "tira-teimas", o temível "inferno verde" do Nordschleife, os 21 km da pista do Nürburgring que trazem ao de cima todos os defeitos dinâmicos de qualquer carro… Visualmente, não podia haver dúvidas quanto a tratar-se de uma versão "musculada" do Q2, pela carroçaria mais larga para poder receber as rodas de maiores dimensões, as grandes entradas de ar na frente e a pintura negra das grelhas, jantes e pilar traseiro. Mas, acima de tudo, os dois pares de escapes duplos a saírem do difusor traseiro.

E bem necessários são. Porque, lá na frente, estará o motor usado pelo Audi S3, ou seja, o quatro cilindros 2.0 TFSI de injecção directa e turbocompressor a debitar 310 cv. Que serão, obviamente, passados ao asfalto pelas quatro rodas, através da transmissão integral com o sistema quattro e com uma caixa automática de sete velocidades S tronic.

Stephan Knirsch, responsável da marca de Ingolstadt pelo desenvolvimento técnico, admitiu a possibilidade de a "marca" S (que designa as variantes desportivas na Audi) ser também aplicada no Q2: "É algo que estamos a pesquisar. E seria relativamente fácil de fazer com a plataforma MQB, pois é graças a ela que o Q2 partilha muitos componentes com o A3. Mas antes de decidirmos avançar para a sua eventual comercialização, teremos de perceber se existe procura para uma variante do Q2 que será, necessariamente, mais cara".

Há, pois, ainda muitas contas a fazer, mas será difícil que este Audi SQ2 apareça antes de 2018. Entretanto, rumores apontam já para a possibilidade de um… RSQ2, indo buscar o motor do RS3 que agora passou a ter 400 cv! Já parece um pouco excessivo, embora as dimensões do Q2 sejam, basicamente, semelhantes às de um A3. E seria, de facto, um concorrente de peso para o Mercedes-Benz GLA 45 AMG (381 cv)…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.