A Audi está em pleno lançamento do
novo "crossover" compacto Q2 no mercado nacional, com um pacato e poupado motor 1.6 TDI de 116 cv mas, na Alemanha, prepara uma versão verdadeiramente explosiva do seu mini-SUV! E até já tem nome para lhe dar, depois de ter registado a marca SQ2, assim se chamará a variante… diabolicamente desportiva do Q2.
Foi esse o modelo apanhado em testes na pista "tira-teimas", o temível "inferno verde" do Nordschleife, os 21 km da pista do Nürburgring que trazem ao de cima todos os defeitos dinâmicos de qualquer carro… Visualmente, não podia haver dúvidas quanto a tratar-se de uma versão "musculada" do Q2, pela carroçaria mais larga para poder receber as rodas de maiores dimensões, as grandes entradas de ar na frente e a pintura negra das grelhas, jantes e pilar traseiro. Mas, acima de tudo, os dois pares de escapes duplos a saírem do difusor traseiro.
E bem necessários são. Porque, lá na frente, estará o motor usado pelo Audi S3, ou seja, o quatro cilindros 2.0 TFSI de injecção directa e turbocompressor a debitar 310 cv. Que serão, obviamente, passados ao asfalto pelas quatro rodas, através da transmissão integral com o sistema quattro e com uma caixa automática de sete velocidades S tronic.
Stephan Knirsch, responsável da marca de Ingolstadt pelo desenvolvimento técnico, admitiu a possibilidade de a "marca" S (que designa as variantes desportivas na Audi) ser também aplicada no Q2:
"É algo que estamos a pesquisar. E seria relativamente fácil de fazer com a plataforma MQB, pois é graças a ela que o Q2 partilha muitos componentes com o A3. Mas antes de decidirmos avançar para a sua eventual comercialização, teremos de perceber se existe procura para uma variante do Q2 que será, necessariamente, mais cara".
Há, pois, ainda muitas contas a fazer, mas será difícil que este Audi SQ2 apareça antes de 2018. Entretanto, rumores apontam já para a possibilidade de um… RSQ2, indo buscar o motor do RS3 que agora passou a ter 400 cv! Já parece um pouco excessivo, embora as dimensões do Q2 sejam, basicamente, semelhantes às de um A3. E seria, de facto, um concorrente de peso para o Mercedes-Benz GLA 45 AMG (381 cv)…