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Três anos depois de lançar a segunda geração do A5, a Audi acaba de mostrar o "facelift" de meio ciclo que já se esperava. A estética das versões Coupé, Cabrio e Sportback foi revista, mas é muito mais uma evolução do que uma revolução, já que pouco (ou nada!) mudou. Mas não pense que a marca de Ingolstadt se limitou a "cumprir calendário", é que a mecânica foi actualizada e as versões S5 passaram a ser… diesel!
A Audi não especificou as motorizações do novo A5, mas sabe-se que este modelo vai receber um sistema mild-hybrid de 12 V que pode reduzir os consumos em até 0,4 l/100 km.
O novo Audi S5 também vai recorrer a um sistema mild-hybrid, mas em vez de um sistema eléctrico de 12 V terá um de 48 V. Mas a grande novidade desta versão é que deixa o motor a gasolina para adoptar o mesmo bloco diesel que encontramos em modelos tão distintos quanto o Audi S7 ou o SUV SQ5.
Trata-se de um motor V6 de 3.0 litros que produz 347 cv de potência e 700 Nm de binário máximo. A potência é enviada para as quatro rodas através do sistema de tracção permanente "quattro" e de uma caixa automática de oito velocidades que lhe vai permitir acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos.
Ainda assim, importa dizer que fora do mercado europeu o Audi S5 vai manter-se fiel à gasolina, que é como quem diz, será alimentado por um motor V6 TFSI de 3.0 litros com 354 cv e 500 Nm.
Tal como referimos acima, as mudanças visuais do novo Audi A5 são muito ligeiras, mas existem. Os pára-choques, por exemplo, apresentam um desenho mais agressivo, ao passo que a grelha "Singleframe" também foi revista.
Dentro do habitáculo destacam-se as novas propostas tecnológicas que assentam na mais recente versão do sistema MMI, que ganhou um display táctil de 10,1’’, e no Audi Virtual Cockpit de 12,3’’.
A chegada dos novos Audi A5 e S5 ao nosso país está marcada para o Outono, mas ainda não foram divulgados preços para o mercado português.
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