A AMR, a divisão de competição da Aston Martin, acaba de apresentar o Aston Martin Rapide AMR, uma edição limitada a apenas 210 unidades desta berlina de quatro portas britânica.
Tal como acontece com o Aston Martin DB11 AMR, esta variante ajuda a vincar ainda mais a personalidade desportiva do Rapide, que ganhou um "kit" aerodinâmico em fibra de carbono com "splitter" dianteiro, apoios aerodinâmicos laterais, um "spoiler" na mala da bagageira e um enorme difusor traseiro. Estes detalhes, juntamente com as jantes de 21 polegadas montadas em pneus Michelin Super Sport, garantem um "look" bastante mais desportivo a este modelo.
Esta evolução estética continua no interior, com a marca britânica a propor três acabamentos distintos: Standard, Silhouette e Signature. Os dois primeiros oferecem quatro cores de carroçaria (azul Mariana, prateado Scintilla, prateado Lightning e preto Onyx), sendo o "Standard" conta com os já tradicionais elementos verde lima da linha AMR. Por seu turno, o nível "Silhouette" garante uma faixa exterior em branco ou cinza.
Por fim, o acabamento "Signature" vai garantir um desenho muito próximo dos modelos de competição da marca britânica. O mesmo é dizer que combina o verde Stirling da carroçaria com vários detalhes (e uma lista) em verde lima.
Avançando para o habitáculo destacam-se as costuras dos bancos (em cinza ou verde lima), a consola central em fibra de carbono, um volante com um desenho exclusivo e claro, todas as opções de personalização que a marca britânica disponibiliza através da sua divisão especial "Q by Aston Martin".
Mas a grande estrela deste modelo é o motor que "vive" debaixo do longo capo. Falamos de um bloco V12 atmosférico de 6.0 litros que debita 603 cv de potência e 630 Nm de binário. A Aston Martin afirma que este motor é baseado no bloco do Vantage GT12, mas com maiores colectores de admissão, nova gestão electrónica e um novo sistema de escape com quatro enormes ponteiras.
Este motor surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades que permite que este Rapide AMR acelere dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e chegue, pelo menos, aos 330 km/h. Mas porque tão importante como acelerar é travar, está equipado (de série) com discos de travões carbocerâmicos com 400 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira.
A carroçaria está 10 mm mais baixa do que a do Rapide S e toda a suspensão foi revista para melhorar o comportamento dinâmico. Conta com amortecedores adaptativos e que permitem três tipos de dureza. Segundo a marca, isto é fundamental para tornar este "monstro" de 5,02 metros de comprimento e 1.990 quilos num automóvel ágil e dinâmico.
Este Aston Martin Rapide AMR estará à venda em todos os mercados, com excepção da Rússia e da China. O preço na Alemanha está fixado nos 229.950 euros e as primeiras entregas devem arrancar no quatro trimestre deste ano.