O Peugeot 308 GTi é um dos "hot hatchbacks" mais interessantes do mercado, mas ainda assim, a Arduini Corse, pequena empresa do piloto italiano Massimo Arduini, arranjou forma de o deixar mais radical e com uma imagem em tudo semelhante à do 308TCR das pistas!
Os responsáveis da Arduini mantiveram o motor 1.6 turbo que equipa o 308 GTi de fábrica, mas em vez de debitar 270 cv de potência passou a produzir 302 cv! Este aumento de potência foi conseguido graças a um novo intercooler e a um novo sistema de escape de competição.
Este aumento de 32 cv é significativo mas está longe de impressionar, sobretudo porque há modelos equivalentes no mercado com potências semelhantes ou superiores, basta ver o caso do novo Renault Mégane R.S. Trophy (300 cv) e do novo Honda Civic Type R (320 cv), sem esquecer o Ford Focus RS (349 cv), o VW Golf GTI R (310 cv) e o SEAT Leon Cupra (300 cv).
Mas este Peugeot 308 GTi Arduini Corse tem um (enorme) trunfo na manga. É que esta pequena empresa transalpina livrou-se se tudo o que não era fundamental e conseguiu descer o peso desta proposta para os 1155 quilos. Recorde-se que o Peugeot GTi de série pesa 1280 kg.
A suspensão, da KW, conta com amortecedores ajustáveis, as vias foram dilatadas em 22 cm e os discos da Brembo são de 340 mm. As jantes são de 18 polegadas e estão montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Não sabemos se passa pelos planos da Arduini Corse produzir este modelo, mas uma coisa é certa, este é certamente um dos Peugeot 308 GTi mais radicais que já vimos!