Depois desta manhã lhe
termos mostrado as primeiras imagens e informações que "caíram" na net do novo M5, a BMW acaba de apresentar oficialmente a sua nova "bomba".
Não podemos afirmar que ficámos surpreendidos com o resultado final, já que a própria BMW tinha divulgado imagens do M5 ainda camuflado, mas a verdade é que olhando para este novo modelo rapidamente identificamos vários elementos típicos da divisão "M".
Falamos das avantajadas entradas de ar dianteiras, do ligeiro "spoiler" dianteiro, da famosa grelha de "duplo rim" da BMW, do "capot" esculpido, do enorme difusor traseiro, das quatro saídas de escape e do "lip spoiler" que vinca a tampa da bagageira.
Ainda assim, e apesar de não quebrar com o passado recente da "M", este novo M5 vem com alguns triunfos na manga. E um deles está bem visível nos espelhos laterais, que pela primeira vez só estão ligados à carroçaria por uma haste. A explicação passa pela optimização do coeficiente aerodinâmico de uma proposta que vive das performances.
Apresentado o BMW M5 mais potente de sempre
E por falar em performances, está finalmente revelada uma das maiores dúvidas em torno deste modelo. O já conhecido bloco V8 biturbo de 4.4 litros vai passar a debitar 608 cv de potência e uns impressionantes 750 Nm de binário máximo. Estes números fazem com que este M5 seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 11,1 segundos. Depois disso continua a acelerar até aos 250 km/h, um limite electrónico estipulado pela própria BMW mas que com o "pack" opcional M Driver desaparece e deixa este "monstro" acelerar até aos 305 km/h.
Outra das novidades é o sistema ajustável M xDrive, que pela primeira vez vai "munir" um M5 com tracção integral. Desenvolvido pela própria divisão "M" da BMW, este sistema conta com uma caixa de transferência central com uma embraiagem multi-discos que permite distribuir de forma variável (e conforme as necessidades) a potência entre o eixo traseiro e o dianteiro.
Tal como referimos acima, este sistema de tracção M xDrive pode ser ajustado de acordo com as exigências de cada condutor, sendo que poderá optar entre várias configurações distintas: Controlo de estabilidade ligado (DSC), M-Dynamic Mode, Controlo de estabilidade desligado, tracção às quatro rodas, tracção integral sport e tracção às duas rodas.
Com o modo DSC ligado e com tracção integral, o sistema permite uma ligeira derrapagem nas rodas traseiras à saída das curvas (oferecendo estabilidade logo de seguida). No modo M-Dynamic Mode, o sistema permite que o condutor faça drifts controlados com este M5. Por fim, os três modos M xDrive com o sistema de controlo de estabilidade desligado incentivam uma utilização mais agressiva em pista, ainda que o condutor possa optar por várias configurações que permitem, por exemplo, transformar este BM" num verdadeiro carro de tracção traseira. É uma óptima notícia para todos quantos se querem aventurar num longo drift, mas avisamos já: vai precisar de mãos (e pés!) firmes quando escolher este modo!
Explicados que estão os novos modos do evoluído sistema M xDrive, importa referir que este bloco V8 está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades M Steptronic com tecnologia Drivelogic. Este sistema oferece a condução confortável típica das caixas automáticas mas permite que o condutor assuma o comando das mudanças sequenciais, sendo que pode utilizar a alavanca montada na consola central ou as "patilhas" montadas no guiador. Escusado será dizer que há um modo especial para uma utilização em pista que "afina" o sistema e permite que as passagens de caixa sejam feitas (literalmente!) num piscar de olhos.
Testado durante dias e dias no Nurburgring, a BMW certificou-se que esta "máquina" dá cartas em pista, mas se há modos que potenciam esta utilização mais "hardcore", também há opções que tentam domar este "monstro". Prova disso é o facto dos condutores poderem optar por várias configurações da suspensão, entre eles os modos Comfort, Sport e Sport Plus.
Outra das preocupações dos engenheiros da BMW centrou-se na redução de peso e para isso recorrem ao já conhecido CFRP, um material extremamente leve e que mais não é do que um plástico reforçado com fibra de carbono. Nesta dieta também fazem parte os discos de travões, sendo que quem optar pelos travões carbo-cerâmicos da M (identificáveis peloa cor dourada) vai poupar 23 quilos.
Disponível para encomenda a partir do próximo mês de Setembro, as entregas só terão início da Primavera de 2018, pelo que ainda é cedo para falar de preços para o mercado nacional. Porém, é mais do que seguro afirmar que custará mais do que os 142 mil euros que a anterior versão custava no nosso país.
A BMW confirmou ainda que estarão disponíveis duas versões na data de lançamento, uma "convencional" e uma First Edition, sendo que esta última será limitada a 400 unidades, será decorada com a cor exclusiva Frozen Dark red Metallic (imagens acima) e custará mais 19.500 euros.