Os sinais são cada vez mais fortes de que a Apple vai mesmo lançar um automóvel, a que já se convencionou chamar de… iCar, e que poderá estar no mercado em 2020. Embora este seja assunto tabu para a conhecida marca da maçã que nunca confirmou o seu interesse no mercado automóvel, os factos ultrapassam já os rumores!
Segundo se julga saber, a Apple pretenderá lançar um veículo citadino em 2020, de propulsão eléctrica e que apenas deverá estar disponível em sistema de aluguer ou de «car-sharing», já que a marca não estaria a pensar estabelecer uma rede de concessionários. Sabe-se também da existência dentro da Apple do chamado Projecto Titan que se debruça sobre os veículos eléctricos e cuja equipa de 600 elementos teve autorização para… triplicar de tamanho!
Mas os sinais do real interesse do fabricante do iPhone no mundo automóvel continuam: recentemente contratou Chris Porritt que era «apenas» o vice-presidente para a engenharia de veículos da Tesla Motors, a marca americana que tem revolucionado os automóveis eléctricos.
Por fim, confirmando o avanço do projecto, as mais recentes notícias revelam que a Apple já tem uma equipa de uma vintena de especialistas na indústria automóvel a trabalhar, em Berlim, no projecto do iCar. Estarão a reunir as primeiras ideias acerca da engenharia, do fabrico, do software e dos aspectos comerciais do futuro automóvel que deverá ser fabricado pela Magna Steyr, na Áustria.
Numa primeira fase, o citadino eléctrico não deverá estar ainda equipado com sistemas de condução autonóma, mas a ideia é que venha a contar com essa capacidade de se deslocar sozinho. O mundo «i» vai passar a rolar… sobre rodas!