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Revelado que foi o Mazda CX-60 híbrido plug-in há quatro meses, a insígnia japonesa avança agora com a variante a gasóleo para o mercado nacional.
A motorizá-lo está um novo bloco diesel e-Skyactiv D de 3.3 litros e seis cilindros em linha. O SUV é proposto em duas variantes de potência, de 200 e 254 cv, para um binário máximo de 550 Nm.
O novo Mazda CX-60 e-Skyactiv D chega aos concessionários nacionais em Janeiro, com um preço de referência a partir de 62.500 euros.
Contra a diabolização das motorizações a gasóleo, a Mazda avança no CX-60 um novo bloco motriz mild hybrid desenvolvido segundo a tecnologia DCPCI.
Com este sistema de ignição por compressão parcialmente pré-misturada e controlada por distribuição, a marca crê que será um dos diesel mais "limpos" do mundo.
Além disso, deverá exceder todos os futuros regulamentos de emissões poluentes que venham a entrar em vigor, principalmente no Velho Continente.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) deverão ficar-se pelos 127 g/km, com os consumos a rondarem os 4,9 litros/100 km no modelo menos potente.
O CX-60 e-Skyactiv D é proposto com 200 cv nas variantes com tracção traseira, e 254 cv se equipadas com a tracção integral i-Activ AWD da Mazda.
Graças ao novo sistema M Hybrid Boost de 48 volt e à inovadora tecnologia de combustão DCPCI, o motor alcança uma eficiência térmica superior a 40%.
Ambas as tecnologias contribuem, de forma significativa, para uma autonomia alargada graças aos consumos reduzidos, a que se somam as baixas emissões.
A versão de 254 cv garante 7,4 segundos dos zero aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 219 km/hora. O consumo médio chega aos 5,3 litros/100 km e as emissões de CO2 aos 137 g/km.
Já a variantes de 200 cv tem um consumo médio de apenas 4,9 litros/100 km, com as emissões poluentes a atingirem os 127 g/km.
Os 550 Nm de binário disponibilizados contribuem para uma capacidade de reboque até aos 2.500 quilos.
A estrutura simples deste motor mantém quase o mesmo peso face ao bloco diesel Skyactiv de 2.2 litros e quatro cilindros, minimizando a diferença no equilíbrio em termos de manobrabilidade.
A complementar a gama já constituída pelas versões hibrida plug-in e diesel, juntar-se-á em breve um motor a gasolina e-Skyactiv G de seis cilindros em linha.
O novo Mazda CX-60 e-Skyactiv D chega aos concessionários nacionais em Janeiro, com um preço de referência a partir de 62.500 euros.
Já a variante e-Skyactiv PHEV está disponível em regime de pré-encomenda na maioria dos mercados europeus.
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