Não um mas sim três exemplares do novo BMW M5 foram "apanhados" nas estradas da Noruega, perto da base de operações que a fabricante alemã tem naquele país. E ainda que que se encontrem a circular a baixa velocidade, foi suficiente para ouvirmos o "roncar" do V8 sobrealimentado de 4.4 litros.
Andam três novos BMW M5 à solta na Noruega
As três unidades "apanhadas" estavam cobertas por um padrão camuflado para nos "trocar as voltas", mas é possível identificar um novo difusor traseiro que tem como objectivo melhorar o fluxo do ar e um pára-choques dianteiro mais proeminente e com entradas de ar mais agressivas.
Esta nova geração do M5 promete ser mais leve, rápida e potente. E ainda que esses dados não tenham sido confirmados, estima-se que a BMW tenha conseguido "poupar" cerca de 100 kg no peso final fce ao M5 actual, muito por culpa do uso intensivo de materiais leves como o alumínio e o plástico reforçado a carbono.
Aliado a esta "dieta" surge também um aumento ao nível da potência, uma combinação que promete deixar este M5 ainda mais "explosivo". Debaixo do "capot" estará o mesmo motor V8 biturbo de 4.4 litros que encontramos na actual geração -
que será descontinuada no fim deste mês -. Contudo, os engenheiros do departamento "M" da BMW conseguiram subir a potência dos 560 cv para uns impressionantes 620 cv de potência, um número que promete deixar a concorrênca em sentido, incluindo o
novo Mercedes-AMG E63 de 612 cv.
Mas se este motor V8 é a grande estrela do novo BMW M5, somos obrigados a destacar outra estreia absoluta no desportivo da marca da Baviera. Falamos do sistema de tracção integral xDrive, ainda que a configuração de sistema de tracção traseira convencional também esteja disponível.
Depois de ter
apresentado o novo Série 5 (ver galeria) ainda em 2016, a BMW ainda não revelou quando é que este novo M5 será revelado, mas os rumores apontam para que a estreia esteja marcada para Setembro, por altura do Salão Automóvel de Frankfurt.