![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Os 100 anos das 24 Horas de Le Mans, que se corre este fim de semana, foi o propósito para a Alpine revelar ao mundo o futuro A424_Β.
O protótipo LMDh para o mundial de resistência é fruto de uma estreita colaboração entre as equipas Alpine e Oreca.
Em paralelo, a marca francesa deu um novo visual ao Alpine A110 R com a edição especial Le Mans limitada a 100 exemplares.
O Alpine A110 R Le Mans encarna o verdadeiro espírito da competição com o seu motor turbo de 1.8 litros com 300 cv de potência.
Está capaz de acelerar dos zero aos 100 km/hora em 3,9 segundos para uma velocidade de ponta de 285 km/hora.
Esta versão tem uma configuração Hunaudières certificada para uma maior estabilidade em pista.
A equipá-lo está um "taco" Road & Track, uma inovação patenteada pela Alpine, que rebaixa e endurece o carro em 5%.
Esta solução técnica, associada a um ajuste específico da suspensão, melhora o desempenho na longa recta das Hunaudières e nas curvas rápidas de Le Mans.
Na decoração exclusiva pontuam o branco e o azul, numa homenagem às cores emblemáticas da mítica prova francesa.
Uma fina linha dupla em azul sobre o capô, o tejadilho e a asa traseira adornam aqueles elementos em fibra carbono.
Um rebordo azul distingue as jantes em fibra de carbono, abertas na traseira para uma maior resistência de travagem.
Já a barbatana de tubarão em fibra de carbono, adicionada ao óculo traseiro, é uma referência ao A480 que competiu nas 24 Horas de Le Mans.
Cada exemplar possui a assinatura oficial da prova nos guarda-lamas dianteiros, soleiras laterais e apoios de cabeça dos bancos baquet Sabelt Track.
E, a dar o toque final, o traçado do circuito das 24 Horas de Le Mans é subtilmente gravado a laser na pala de sol.
Há ainda uma placa numerada da fábrica de Dieppe, com a assinatura oficial 24H Le Mans, para distinguir cada um dos 100 exemplares.
As encomendas nacionais para o Alpine A110 R Le Mans já estão abertas, com um preço a partir de 140 mil euros, a que se soma o IVA.
Os futuros donos do coupé desportivo irão juntar-se ao Band of Racers da Alpine no próximo ano em Le Mans.
Para além do acesso exclusivo às instalações da Alpine Elf Endurance, também vão poder dar uma volta ao circuito a bordo do seu A110 R Le Mans.
O Alpine A424_Β, ainda como concept car, tem a categoria principal LMDh das 24 Horas de Le Mans como principal objectivo.
Criativo quanto baste, antecipa a futura assinatura luminosa da marca francesa numa frente incrivelmente audaz.
A traseira revela duas setas A com um grande impacto visual, enquanto o motivo triangular surge também no tratamento dos guarda-lamas.
A bordo, os pilotos da Alpine Endurance Team ocupam o lugar no coração de uma carroçaria refinada e polida como um super carro de estrada.
Os flancos inspirados no Alpenglow retratam o futuro dos modelos de produção e de competição da marca.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?