O Stelvio é o primeiro SUV da Alfa Romeo. Mas, com propostas com motores como o 2.0 a gasolina com 280 cv ou o 2.2 diesel de 210 cv, fica bem próximo das ofertas mais desportivas da gama actual da marca de Arese.
Não poderia ser de outra forma num modelo que foi realizado com base na "plataforma Giorgio", a mesma que é utilizada no
Giulia. A altura ao solo foi dilatada, mas o carácter desportivo não foi afectado, porque essa é a via que os italianos adoptaram para fazer a diferença num mercado cada vez mais concorrencial.
A geometria da suspensão não foi alterada. Mantém os quadriláteros anteriores, apesar de algumas alterações no seu ancoramento, e conserva o eixo multi-braços traseiro. A principal alteração passa pelo aumento do curso dos amortecedores para garantir uma maior polivalência de utilização. Mas – diz quem já o guiou – não há alterações importantes ao nível do comportamento dinâmico, porque o baixo centro de gravidade conseguido evita o rolamento da carroçaria em curva.
O Stelvio vai começar por ser disponibilizado com a tracção total permanente Q4, disponível no Giulia, o que em face da fiscalidade em Portugal penaliza o seu preço. A proposta Q2 de tracção traseira, mais adaptada à realidade nacional, vai surgir posteriormente, associada ao motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, que será a opção mais acessível desta nova família de modelos, apesar da marca ainda não adiantar estimativas de preços para Portugal.
Mas, neste momento, já está disponível para encomenda a
First Edition, equipada com o motor 2.0 litros turbo a gasolina de 280 cv, com um preço a partir de 65.000 euros.
Na fase de lançamento a grande aposta passa pelos motores 2.0 turbo a gasolina com 280 cv e o turbodiesel 2.2 de 210 cv. Em qualquer dos casos a transmissão passa pela caixa automática ZF de oito velocidades.
O
Stelvio Quadrifoglio, com o motor 2.9 V6 de 510 cv, foi o primeiro a ser apresentado, mas será o ultimo a entrar em cena.