É verdade que foi ainda há muito pouco tempo que a Alfa Romeo lançou o Giulia, o modelo com que pretende voltar a fazer frente aos modelos "premium" alemães. No entanto, cerca de um ano depois do lançamento, a marca italiana não esteve com pruridos de introduzir pequenas alterações, de forma a aproximar ainda mais o seu modelo topo-de-gama – agora a par com o SUV Stelvio – para se aproximar dos padrões exigidos na dura batalha que pretende travar.
Podem parecer evoluções mínimas mas são, na verdade, detalhes sem os quais o Giulia partia logo em desvantagem ao comparar-se com a concorrência e que agora foram colocados no seu devido sítio. Por exemplo, a compatibilidade com sistemas como o Apple CarPlar ou o Android Auto, agora muito valorizados por uma clientela mais tecnológica que gosta de ter os seus "smartphones" plasmados no ecrã da consola… Em opção, há ainda um novo sistema sonoro de alta-fidelidade da Harmon Kardon, novo sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8,8 polegadas e mais tecnologia de assistência à condução.
Por exemplo, no Quadriflogio, a versão mais… "explosiva", esse "pack" inclui assistente automático de luzes de máximos, "cruise control" adaptativo com travagem de emergência, alerta de colisão frontal e aviso de saída involuntária de faixa. Na lista de opcionais para as várias versões passarão a constar ainda uma suspensão activa e um diferencial autoblocante.
Nos elementos estéticos, os altifalantes em cromado nas portas são um dos detalhes, com o Giulia Ti a receber novas jantes de 18’’ em alumínio polido com aquele desenho em duplo Y. Já o Ti Sport propõe duas novas jantes de 19’’, bem como um "Performance Pack". Há ainda a possibilidade de encomendar um novo interior em pele com pespontos mais visíveis num cinzento escuro.
A Alfa Romeo vai melhorando a oferta do seu Giulia e reagindo rapidamente às necessidades que o mercado lhe comunica. Porque a luta com os alemães "premium" sempre foi uma das mais duras!