
















Chama-se Aion V a primeira investida eléctrica do conglomerado chinês GAC em território nacional pelas mãos do grupo JAP.
Com 4,61 metros de comprimento, o SUV compacto distingue-se por uma forte personalidade na estrada, ao combinar as formas geométricas com ópticas LED baptizadas como "garras de dragão cibernético".
O ambiente interior é tecnológico quanto baste e, como familiar que é, o espaço a bordo é generoso, à conta dos 2,78 metros que separam os dois eixos, com materiais e acabamentos quase ao nível dum premium.
E essa ideia está logo patente na possibilidade de reclinar o banco traseiro até um ângulo máximo de 137 graus, sendo aquecidos como também são os dianteiros, sem esquecer o tejadilho panorâmico.
Pouco comum num SUV da sua categoria é a inclusão dum pequeno "frigorífico" de 6,6 litros sob o apoio dos braços da consola central para manter bebidas e alimentos frescos.
Já o posto de condução compreende um painel de instrumentos de 8,9 polegadas e um ecrã para o infoentretenimento de 14,6 polegadas.
E depois são os assistentes à condução muito completos a equipá-lo, com a velocidade de cruzeiro adaptativa com manutenção de faixa à cabeça.
O Aion V é proposto nas versões Premium e Luxury, sempre alimentadas pelo mesmo propulsor eléctrico de 150 kW (204 cv) e 240 Nm passados às rodas dianteiras, e com a bateria LFP de 75 kWh a prometer até 510 quilómetros combinados.
A entrada na gama faz-se a partir de 40.990 euros, com o topo de gama a elevar-se aos 42.490 euros mas está em curso uma campanha de lançamento para empresas que coloca o modelo base nos 29.990 euros (+ IVA).
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?