Criado para assinalar a edição de 2016 da feira de veículos comerciais IAA de Hannover, na Alemanha, a Nissan apresentou a sua visão de automóvel de resgate, denominado Nissan Navara EnGuard Concept.
Com uma uma altura ao solo cinco centímetros maior do que a versão convencional, este "concept" impressiona não só pelo "look" agressivo mas também pelo lado prático, já que são inúmeros os detalhes que a Nissan conseguiu incorporar nesta proposta.
E se as cavas das rodas e as saias laterais cresceram para vincar ainda mais a robustez deste protótipo, os grupos ópticos redesenhados, as luzes auxiliares azuis e os vários apontamentos em azul turquesa ajudam a destacar o lado mais tecnológico desta Nissan Navara EnGuard Concept.
Mas o que mais salta à vista neste modelo é o que está "escondido". É que a Nissan Navara EnGuard Concept está repleta de compartimentos para manter todo o material de resgate organizado. Desde rádios, passando por botijas de oxigénio, lanternas, equipamento de escalada e acabando em fontes de alimentação, este veículo consegue responder a quase todos os tipos de emergência.
A lista de atributos já vai longa, mas este EnGuard Concept tem mais um trunfo reservado. Trata-se de um drone DJI Phantom 4 que atinge os 5 mil metros de altura e os 72 km/h durante aproximadamente 30 minutos e que dará uma perspectiva diferente aos elementos desta equipa de salvamento, enviando as imagens que vai recolhendo para um monitor montado na traseira do veículo.
No que diz respeito à motorização, o bloco responsável por alimentar esta "máquina" é um 2.3 litros turbodiesel de 190 cv de potência, que além de "empurrar" o veículo ainda carregam um sistema de baterias portáteis que depois podem ser usadas como geradores.
A Nissan Navara EnGuard tem tudo, até um drone!