A Hyundai revelou esta terça-feira o Ioniq 5 Robotaxi, uma viatura de condução autónoma de nível 4 baseado no SUV 100% eléctrico lançado no início deste ano.
O protótipo será a base do primeiro veículo comercial da parceira Motional, uma das líderes globais em tecnologia de condução autónoma.
Operada em segurança sem condutor, esta versão para serviços de transporte público e de mercadorias chegará ao mercado em 2023, integrando o serviço da Lyft.
O Ioniq 5 Robotaxi integra um conjunto de sensores que se encontram maioritariamente no exterior, distinguindo-o de um veículo convencional.
Os mais de 30 sensores que possui, numa combinação de câmaras, radares e Lidar, proporcionam uma percepção de 360º.
As imagens de alta resolução e detecção de objectos de longo alcance permitem uma operação autónoma segura em situações de condução diversas.
O Robotaxi será equipado com tecnologia comprovada de condução autónoma da Motional, que inclui sistemas de machine learning avançados.
O interior irá também integrar um conjunto de funcionalidades para o passageiro interagir com o veículo durante a viagem, como redireccioná-lo ou realizar uma paragem adicional.
O resultado desta experiência irá definir novos padrões para uma condução autónoma no transporte de passageiros e mercadorias.
A atenção à segurança e conforto dos passageiros é palpável nas redundâncias de segurança em todos os equipamentos, como a navegação, direcção, travagem e potência.
A Motional disponibiliza também um sistema de assistência à distância, caso o veículo se depare com um cenário invulgar, como estradas em construção ou alagadas.
Perante essas situações, um operador remoto Motional poderá conectar-se de imediato ao veículo e redireccioná-lo para um novo percurso.
O resultado final é uma integração perfeita entre a configuração e carroçaria do veículo, com o hardware e a autonomia a trabalharem em sintonia para uma operação de condução autónoma segura e capaz.
"O Robotaxi representa a visão da Motional em tornar real no futuro a condução autónoma", explicou Karl Iagnemma, presidente da Motional.
"Esta colaboração permitiu que produzíssemos um robotaxi altamente seguro e fiável, com um preço optimizado para a produção global e comercialização em massa".
O Ioniq 5 Robotaxi terá a sua estreia mundial no salão automóvel de Munique, que decorre entre 7 e 12 de Setembro na Alemanha.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?