Por mais impressionante que seja um automóvel ao nível da forma e das performances, há sempre quem exija mais. É assim com todas as marcas e a procura exige resposta no campo da oferta. Por isso, o Grupo Jaguar/Land Rover criou um departamento que está para os britânicos como a AMG e a "M" estão para os alemães da Mercedes e BMW.
Esta operação está centralizada na Special Vehicles Operation (SVO), que visa
"alargar as fronteiras de todos os nossos produtos em termos de luxo, performance ou capacidades", afirmou ao AQUELA MÁQUINA John Edwards, o director executivo desta divisão do Grupo Jaguar/Land Rover.
O seu campo de actividade é amplo e por isso está atribuído a diversas equipas:
"A SVR tem tudo a ver com performances, a SVAutobiography com luxo e a SVS, que ainda não foi lançada, vai apostar nas capacidades, que passam muito pelo desempenho fora de estrada, ou seja, o carácter da Land Rover", acrescentou John Edwards, que não escondeu que
"no futuro poderemos vir a contar com um serviço bespoke (por medida),
a exemplo do que acontece com a Rolls Royce".
Mas a SVO já está pronta para responder a exigências "por medida" para garantir personalização e luxo, apesar das suas propostas estarem balizadas pelos catálogos dos modelos Autobiography,
"onde o cliente pode optar por materiais diferentes, sejam madeiras, estofos e cores, embora nesta fase ainda não se chegue às alterações na engenharia", acrescentou John Edwards.
A definição destas propostas passa por
"uma equipa de entusiastas, que sonham com o que é possível fazer com os carros que produzimos e desenvolvem propostas que são apreciadas para verificar qual o custo e viabilidade", acrescentou.
Este
"é um trabalho criativo, que envolve muito especialistas de diversas áreas", admitiu-nos Mark Stanton, director da SVO.
"Temos reuniões entre designers e engenheiros e é dessas discussões que nascem as melhores ideias". E elas são fundamentais, porque
"na Jaguar/Land Rover nunca começamos a trabalhar com um carro que é mau. Esse modelo já foi desenvolvido e optimizado e é muito bom melhorá-lo, é um grande desafio", conclui Mark Stanton.
Propostas SVR
Range Rover Sport SVR
As propostas da SVR já estão no mercado e são tão impressionantes como o Range Rover Sport SVR equipado com um motor V8 turbo com 5.0 litros de cilindrada e 550 cv de potência, que pode competir com o BMW X5 M e X6 M com 575 cv ou para o Porsche Cayenne Turbo S de 570 cv. Em alguns pontos até pode perder no campo das performances, mas é imbatível ao nível do conforto e da polivalência. Mas há mais...
Jaguar F-Type SVR
Quando olhamos para o novo F-Type SVR, há diferenças na imagem e no conteúdo que mostram que a aposta da SVR "passa por potenciar tudo o que tem a ver com o desempenho, a redução de peso e optimização da aerodinâmica, para garantir melhores performances, algo que já é feito por marcas como a Mercedes com a AMG ou a BMW com a M", precisou John Edwards. Os resultados são evidentes. O motor 5.0 V8 do F-Type viu a potência passar de 500 para 575 cv, mas há muitas outras diferenças. Há alterações na aerodinâmica para minorar a resistência ao ar e maximizar a refrigeração. O peso baixou, a transmissão foi revista e os diferenciais deste 4x4 foram reprogramados. Por isso, é capaz de chegar aos 322 km/h e passar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A tracção total permanente permite colocar no chão toda a potência disponível. Mas, só para quantificar a diferença entre um F-Type Coupé R AWD e o SVR podemos dizer que são mais de 26 mil euros. A exclusividade tem um preço elevado...