![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
A Mercedes acaba de apresentar em Copenhaga, na Dinamarca, um protótipo que traduz a sua visão para o futuro da mobilidade do dia-a-dia. Denominado Mercedes Vision URBANETIC, este concept foi pensado e desenvolvido quer para um uso profissional quer para transportar pessoas.
Desenhado para se adaptar às necessidades do meio onde se encontra, o Vision URBANETIC está equipado com um sistema de condução totalmente autónomo que dispensa a presença de condutor e está disponível com dois tipos de módulos: "Cargo Flex Floor" e "People-Mover".
Os nomes de cada módulo falam por sim, porém, importa dizer que o primeiro foi pensado para uma utilização profissional, com capacidade para transportar até dez paletes, e para o transporte de passageiros, com o habitáculo a dividir-se em três zonas distintas capazes de acomodar até 12 pessoas.
Revestido a madeira e a couro, o habitáculo deste protótipo parece o "lobby" de um confortável hotel e a enorme superfície de vidro faz com que durante o dia haja sempre luz natural a bordo.
Com um comprimento de 5,14 metros, o Vision URBANETIC tem um "look" futurista e está "recheado" de tecnologia. O tejadilho, por exemplo, conta com uma enorme tela de 360 graus que mostra aos passageiros informação relevante sobre o trajecto ou a forma mais rápida de chegar ao seu destino.
A visão dos engenheiros da Mercedes-Benz Vans acabou por resultar numa plataforma com rodas na qual se podem montar os dois tipos de módulos disponíveis.
A Mercedes garante que este futuro representa uma realidade para lá do ano de 2030, pelo que não falou das motorizações a usar por este modelo. Mas uma coisa é certa, este é um concept totalmente eléctrico e que se encaixa na perfeição com a visão de mobilidade sustentável da marca de Estugarda.