A Mitsubishi vai mostrar o eX Concept no Salão Automóvel de Los Angeles, naquela que será a estreia deste SUV perante o público norte-americano.
Revelado pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio do ano passado, este estudo levado a cabo pelos engenheiros da marca nipónica não se alterou, mantendo as mesmas linhas futuristas que o distinguem, com especial destaque para a enorme grelha dianteira, as enormes rodas e os grupos ópticos.
Alimentado por um propulsor eléctrico, este Mitsubishi eX Concept conta com tracção integral e com sistemas de auxílio à condução que lhe garantem capacidades fora de estrada, mas mais importante ainda é o novo pacote de baterias que, segundo a fabricante dos três diamantes, lhe permitem cumprir 400 km com um único ciclo de carga.
Mas se por enquanto não passa de um estudo, a Mitsubishi já tem outros planos para este concept. Um executivo da marca nipónica já adiantou que a marca quer criar um SUV compacto eléctrico até 2020, modelo esse que poderá "beber" alguns detalhes deste eX Concept.
Certo para já é a partilha de conhecimentos entre Mitsubishi e Nissan, depois desta última ter
adquirido 34 por cento das acções da primeira (no valor de cerca de dois mil milhões de euros), tornando-se assim no maior accionista da marca dos três diamantes.
Esta sinergia vai influenciar o futuro das duas marcas, com ambas as fabricantes a aproveitar "caminhos" por onde a outra "já andou". Se por um lado a Mitsubishi tem na pick-up L200 um dos seus grandes trunfos, sobretudo na América do Sul e na zona da Ásia/Pacífico, a Nissan tem no Qashqai e no Juke dois dos SUV mais bem sucedidos no mercado europeu dos últimos anos, pelo que haverá uma partilha de recursos e de informações de forma a beneficiar as duas marcas e a aproveitar o "know-how" que já existe.