![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Na oferta "eléctrica" da Volkswagen, é inegável a falta de um verdadeiro "todo o terreno" mas a construtora alemã já encontrou uma solução pós-apocalíptica, como se fosse protagonista de um dos filmes da saga Mad Max.
Trata-se do ID. Xtreme Concept, um projecto desenvolvido a partir de um protótipo de ensaios do ID.4 GTX.
Contra os 220 kW (299 cv) debitados pelos dois propulsores, o novo projecto transfigura-se agora com 285 kW (387 cv) de potência máxima.
A propensão de pensar "fora da caixa" está bem presente, não apenas no chassis sobreelevado, mas também no pára-choques dianteiro reforçado.
O espírito off-road sai reforçado pelos guarda-lamas impressos a 3D, alargados em cinco centímetros, e pelas rodas de 18 polegadas. A dominar o conjunto está a barra luminosa em LED, bem como a área inferior da carroçaria em alumínio.
Mesmo tendo como base a plataforma MEB do grupo Volkswagen, este ID. Xtreme de tracção integral não adopta as mesmas especificidades do ID.4 GTX.
O protótipo recebe um novo motor eléctrico de alto desempenho no eixo traseiro, assim como uma suspensão de maior curso, e adaptações de software na unidade de controlo electrónico.
O resultado final é transposto para mais 65 kW (88 cv) em relação à versão de que descende, para atingir os almejados 285 kW (387 cv) de potência máxima. O que não mudou mesmo foi a capacidade bruta da bateria, que se mantém com os 82 kWh originais.
A Volkswagen criou também uma assinatura sonora específica, através de um gerador de som integrado directamente num dos arcos das rodas.
Não há imagens do interior mas a marca explica que os bancos foram redesenhados e incluem estofos em Alcantara com inserções em cor de laranja.
O ID. Xtreme Concept foi um dos destaques do ID. Treffen, evento que teve lugar em Locarno, na Suíça, entre 6 e 10 de Setembro.
À partida, não está prevista a produção em série deste protótipo, a menos que as reacções positivas dos adeptos do "fora de estrada" assim o justifiquem.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?