Pesquisa
Concept Cars
Empresa de bicicletas dinamarquesa estreia-se nos automóveis
11:17 - 08-11-2018
 
Empresa de bicicletas dinamarquesa estreia-se nos automóveis
Empresa de bicicletas dinamarquesa estreia-se nos automóveis

A Biomega, uma empresa de bicicletas dinamarquesa, acaba de apresentar o seu primeiro carro. Conhecida pelo design arrojado dos seus veículos de duas rodas a pedais, a Biomega apresentou o seu primeiro automóvel em Xangai, na China.

Denominado SIN, numa clara referência a Singapura, este protótipo assenta nos mesmos princípios sociais e nas mesmas linhas de estilo dos restantes produtos da Biomega, mas aplica-os à indústria automóvel. Para Jens Martin Skibsted, fundador da empresa dinamarquesa, este protótipo é "mais um passo na progressão natural da nossa luta contra o carro a combustão."

Também o nome – SIN – coloca este protótipo lado-a-lado com as bicicletas da empresa, já que todos os modelos de duas rodas da Biomega são baptizados com abreviações de três letras de cidades de todo o mundo que serviram de inspiração no desenho final.

A Biomega descreve-o como um crossover e garante que foi pensado e desenhado para levar passageiros e mercadoria do sítio A para o B "da maneira mais eficiente possível, minimizando tempo, dinheiro e energia gasta".

Para conseguir isso a Biomega optou por um desenho minimalista e pelo uso de materiais muito leves. A carroçaria é feita em plástico reforçado com fibra de carbono e conta com travessas em alumínio. Destaca-se igualmente o enorme pára-brisas e o desenho com as rodas à mostra.

O habitáculo, com lugar para quatro ocupantes, oferece muito espaço ao nível dos joelhos e dos ombros, mas dispensa equipamentos luxuosos ou todo o tipo de "modernices" que não seja praticamente obrigatório.

O resultado é um pequeno crossover citadino que pesa apenas 950 quilos, sendo que 200 kg são fruto do "pack" de baterias de 20 kWh de capacidade que está montado debaixo do habitáculo.

Graças ao seu baixo peso o SIN consegue ter uma autonomia a rondar os 160 quilómetros e acelerar até aos 130 km/h. Graças a quatro motores – um por roda – eléctricos que garantem o equivalente a 82 cv e 160 Nm o SIN acelera dos 0 aos 100 km/h em 13 segundos.

A Biomega garante que este modelo pode ser adaptado a vários tipos de empresas, incluindo plataformas de automóveis partilhados, e que é a "arma" perfeita para lidar com os espaços apertados dos centros urbanos. O objectivo passa por lançar o SIN no mercado entre 2021 e 2023, com um preço de aproximadamente 20 mil euros.

Empresa de bicicletas dinamarquesa estreia-se nos automóveis
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.