Falar da Kalashnikov é falar da AK-47, uma das armas de combate mais conhecidas do mundo, mas esta empresa russa parece querer mudar de rumo e acaba de apresentar um… automóvel eléctrico!
O desenho, baseado no IZH-21252 Kombi (produzido entre 1973 e 1997), está longe de impressionar mas a Kalashnikov aceita perfeitamente esta "crítica" e garante que esta carroçaria é apenas um banco de testes para a tecnologia que alberga, pelo que se algum dia chegar a ser produzido é de esperar que este CV-1 apareça com uma "cara renovada".
Alimentado por um motor eléctrico com uma potência equivalente a 295 cv de potência e por um "pack" de baterias de 90 kWh, este Kalashnikov CV-1 tem autonomia para percorrer 350 quilómetros e, segundo a empresa russa, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de seis segundos.
Ninguém sabe ao certo os planos que a Kalashnikov tem para este carro nem para esta incursão no mundo automóvel, mas para bater o pé à empresa de Elon Musk este CV-1 ainda tem muito trabalho de desenvolvimento pela frente.
Certo, para já, é que o CV-1 não é a primeira vez que a Kalashnikov ingressa por uma área diferente daquela pela qual ficou conhecida, a militar. Esta empresa russa já apresentou uma moto voadora e uma "moto" normal (ver galeria).